Dia Mundial das Zonas Húmidas

 Por lapso, não publicamos este artigo no dia 2 de fevereiro. Pelo facto, apresentamos as nossas desculpas à autora.
 Arronches
                             
   Este dia comemora-se a 2 de fevereiro e foi criado em 1997 para mentalizar a sociedade para a importância das zonas húmidas e dos bens que lhes estão associados.
   As zonas húmidas têm sido, desde sempre, utilizadas para a agricultura, proporcionando água de boa qualidade e solos férteis. No entanto, estão atualmente ameaçadas devido à sua crescente procura para este fim. Nalgumas regiões do mundo, perderam-se já mais de metade das turfeiras, pântanos, áreas ribeirinhas, zonas litorais e lacustres, e planícies de inundação.
   É necessário adotar práticas agrícolas que reduzam os impactos negativos sobre as zonas húmidas, que as recuperem e promovam agroecossistemas multifuncionais.
   Mais de duas mil zonas húmidas por todo o mundo, nos 168 países contratantes da Convenção, estão atualmente catalogadas como Sítios Ramsar, segundo critérios ecológicos, socioculturais e paisagísticos. Portugal declarou, até ao momento, 31 Sítios Ramsar em território continental e no Arquipélago dos Açores, desde que assinou a Convenção em 1980.
_______________
Fonte: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/eventos/dia-ZH
Imagem: http://arronchesemnoticias.blogspot.pt/2014/02/a-2-de-fevereiro-comemora-se-o-dia.html
Texto: Beatriz Lapa, 5ºE, Clube de Jornalismo