Júlio Pedrosa em entrevista...



Júlio Pedrosa, com 69 anos, é ex-reitor da Universidade de Aveiro, formado em Química, ex-Ministro da Educação e ex-Comandante de lancha no Rio Zaire.



Qual o tipo de livro que prefere? Porquê?
Prefiro livros de poesia, romance, história de Portugal e do Mundo e livros relacionados com a minha profissão. As experiências que tive ao longo da vida levaram-me a ler esses livros e a gostar deles. O gosto pela leitura aprende-se lendo.

O que pensa em relação aos distúrbios causados na União Europeia pela crise na Grécia?
A Grécia é um país muito antigo e o povo grego passou por histórias muito difíceis: de guerras, de ocupações por outros países...portanto criou a sua própria maneira de viver e, quando entrou na UE, não se habituou a muitas das novas regras. Ou seja, a crise grega tem algumas raízes na própria maneira como povo e os políticos gregos se habituaram às exigências impostas pela UE. Depois, o que se passa na Grécia hoje também tem a ver com a posição dos países mais desenvolvidos.

O que pensa em relação ao estado da Universidade de Aveiro, na educação?
Quando iniciámos a UA, eu vim ao ato de tomada de posse em dezembro de 1973 no Museu de Aveiro. Nessa altura, Aveiro era uma cidade pequeníssima com cerca de 30 000 habitantes. O primeiro impacto da UA foi que Aveiro cresceu, porque vieram para cá cerca de 1000 professores com as suas famílias, que passaram a residir em Aveiro. Também vieram para cá cerca de 15 000 estudantes. Desde o princípio, a Universidade de Aveiro escolheu campos que não existiam noutras universidades, tais como Engenharia do Ambiente ou Engenharia da Cerâmica e do Vidro. Além disso, a Universidade de Aveiro sempre se interessou muito em colaborar com empresas, escolas e outro tipo de associações. Sempre tivemos cursos de formação de professores, sempre enviamos estagiários para as escolas. Portanto ganhamos reconhecimento. Com esta reputação vieram cada vez mais estudantes e bons professores… Sempre tivemos bom alojamento para estudantes. Também nos preocupámos em ter bons edifícios, muitos deles foram construídos por arquitetos famosos tais como Siza Vieira ou Alcino Soutinho.

Tem algum interesse para além da profissão que teve?
Tenho interesse pela agricultura: plantámos uma vinha e produzimos vinho e azeite…Também tenho interesse pela Cidadania, portanto sempre me envolvi em causas relacionadas com a Cidadania.

Pedro Jesus, 5º E
(Entrevista ao meu avô elaborada no âmbito da disciplina de Português)