Visita de Estudo ao Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian



No dia 17 de março alguns elementos das turmas do 5º B e do 5º E, deslocaram-se, a pé, ao Conservatório de Música de Aveiro, com a finalidade de conhecer esta escola. Acompanharam-nos neste percurso, a nossa professora de Educação Musical e a diretora de turma do 5º B.
Quando chegámos à escola de música, fomos recebidas pelo professor João Carlos que nos guiou durante toda a visita. Começámos por conhecer um espaço da escola onde se realizam “Audições Musicais”. Neste local, ouvimos um aluno a tocar violino e, outro, a tocar viola de arco. Recordámos que o violino tem um som mais agudo que a viola de arco. Neste espaço encontra-se também o órgão de tubos. O professor João Carlos explicou-nos o funcionamento deste instrumento e executou uma pequena melodia para que ficássemos a conhecer o som do mesmo.
Depois, dirigimo-nos para a sala de aula de cravo, onde se encontrava o professor que ensina este instrumento e que nos explicou que o cravo antecedeu o piano. Ao ouvirmos o professor a tocar, constatámos que o timbre do cravo é muito diferente do timbre do piano.
De seguida, fomos para a sala de aula de harpa. Ficámos maravilhadas com o timbre deste instrumento. Sentimos uma grande tranquilidade e serenidade. Parecia que estávamos no “Paraíso”!
A seguir, dirigimo-nos para as salas de aula dos instrumentos de sopro e, por último, para o auditório da escola. Aqui, para além das “Audições Musicais”, há também aulas de percussão. Gostámos particularmente de ouvir a marimba e o vibrafone.
Adorámos esta visita de estudo, pois permitiu-nos estar em contacto com instrumentos que desconhecíamos, aprofundar os nossos conhecimentos musicais, bem como proporcionarmo-nos várias e diversas sensações.
Um agradecimento aos professores e colegas do conservatório e, em especial, ao professor João Carlos, pela experiência fantástica que nos facultou.

Trabalho realizado por:
Carolina Carvalho, Francisca Nobre e Margarida Matos do 5º B
Beatriz Antunes, Francisca Lopes, Mafalda Azevedo e Maria Machado do 5º E
Foto: Prof.ª Lígia Figueiredo