Alunos da Escola João Afonso visitam RI10 de S. Jacinto




   No passado dia 7 de novembro, os alunos de quatro turmas da escola João Afonso de Aveiro realizaram uma visita de estudo ao Regimento de Infantaria 10 de S. Jacinto, onde participaram em várias atividades relacionadas com a disciplina de Educação para a Cidadania, Segurança, Defesa e Paz. 


   Quando as quatro turmas (5ºA e 5ºB, 7ºA e 7ºB) chegaram ao RI10, assistiram à cerimónia do hastear da bandeira nacional, precedida da explicação das características das onze bandeiras de Portugal, desde a sua fundação.



   Após esta cerimónia, deu-se início às atividades de grupo, ao ar livre, representando cada grupo um país que ia em auxílio de outro, no qual ocorrera um sismo. O objetivo era transportar uma caixa com mantimentos para esse país, tendo de realizar várias atividades, com diferentes graus de dificuldade. Os alunos, sempre acompanhados por militares da unidade fizeram o transporte da caixa dentro de botes a remos, ultrapassaram obstáculos em casas destruídas, superaram uma série de obstáculos e, finalmente, realizaram jogos tradicionais, cujo objetivo era salvar animais perdidos devido ao sismo e levá-los para as suas casas. 



   O dia terminou com a cerimónia do arrear da bandeira nacional, acompanhada com guarda de honra, tal como acontecera na cerimónia de abertura.


   O objetivo desta visita de estudo foi ensinar aos alunos a importância do trabalho em equipa, da ajuda mútua e desenvolver a sua autoconfiança e o seu espírito de cidadania.



Texto coletivo do 5ºA da Escola João Afonso de Aveiro
Fotos: Jornal Moliceiro