5 de dezembro: Dia Internacional do Voluntariado



O que é o voluntariado?
   O voluntariado é um ato de cidadania. Quem o exerce cumpre a obrigação de ser solidário e beneficiar a comunidade. Isto conforta, porque a pessoa que faz voluntariado fica com a sensação do dever cumprido, sobretudo porque não foi obrigada.

Onde se podem realizar ações de voluntariado? 
   O voluntariado é feito em vários setores: cultural, científico, ambiental, cívico, social, etc. Todos são necessários e cada pessoa pode procurar aquele com que mais se identifica.

Porque se deve fazer voluntariado?
   Numa época em que a carência de bens é tão notória, em que milhares de pessoas arriscam a vida em busca de um lugar seguro para viver, em que há um grupo tão grande e variado de pessoas, mesmo aqui ao nosso lado, a necessitar de ajuda urgente, o voluntariado que toca a fragilidade humana ganha uma grande importância. Percebemos então que, mais do receberem um quilo de arroz ou massa, há pessoas carentes de afeto, de atenção e de segurança. Há pessoas muito, muito solitárias. Há pessoas que não sabem que têm de ser respeitadas — e isto é grave. A pessoa que faz voluntariado tem a grande oportunidade de atenuar as diferenças sociais, de proporcionar o bem-estar e contribuir para a felicidade de alguém, porque se criam relações e porque se desenvolve o que cada um tem de melhor.
Ajudar é, sobretudo, dar importância, ouvir, dar tempo, orientar, acolher, integrar.

Quem pode fazer voluntariado?
   Todos. Oficialmente, todos os que tiverem mais de dezoito anos. Contudo, em ações pontuais, como o Banco Alimentar ou outras, qualquer jovem pode ajudar.

Qual é a importância de realizar ações de voluntariado?
   Num tempo em que tanto se fala de valores, ou da falta deles, é importante referir que há um aumento significativo de organizações que ajudam nas mais diversas áreas e que o número de voluntários aumenta, porque, para eles, a indiferença magoa.
Em alturas de crise, as pessoas ficam mais sensíveis e atentas ao próximo, mais generosas. Este testemunho de entrega, de solidariedade, de boa vontade é muitíssimo importante para os mais novos! Crescem, assim, com o exemplo da gratidão, da partilha, do respeito, valores que são a base para uma sociedade mais equilibrada e tolerante.

Por isso, já sabes. Ajuda quem precisa realmente... e quem precisa de ti pode estar tão perto!

Texto: Nina Monteiro, 6ºE, Clube de Jornalismo
Foto: LR, Jornal Moliceiro