21 de março: Dia Mundial da Poesia






   O Dia Mundial da Poesia foi criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999 e celebra-se a 21 de março.


   O objetivo é mostrar a importância de podermos criar ideias através das palavras e da criatividade. A poesia é uma forma de revelar, através das palavras, as várias formas de perceção e de compreensão do mundo.

Neste dia realizam-se várias atividades, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais.



   A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

   Vários destes poetas estão representados pelas esculturas do Parque dos Poetas, criado em 2003, em Oeiras. Nessa altura, o parque foi inaugurado com as esculturas de 20 poetas portugueses representativos do século XX. Em 2013, foram retratados outros 13 poetas representativos do período entre os séculos XII e XVII e, em 2015, mais 27 autores, representando os séculos XVIII e XIX, bem como poetas dos países e territórios de expressão e cultura portuguesa.


Texto: Miguel Valente, 5ºJ, Clube de Jornalismo

Foto paisagem: LR, Jornal Moliceiro 
Foto parque dos poetas: http://parquedospoetas.cm-oeiras.pt/