Programa e Clube Eco-Escolas

Continuamos a publicar na íntegra artigos que, por falta de espaço, tiveram de ser reduzidos, na última edição impressa do Jornal Moliceiro.

O que é o Programa Eco-Escolas?

A nível nacional, o programa Eco-Escolas, está vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania.

Na Escola João Afonso (EJA), este programa tem vindo a ser desenvolvido desde 2007/2008. Fazem parte deste programa os professores Irene Maia (Coordenadora), Helena Fernandes e Luís Silveirinha.

Cada ano, o Programa tem um número variável de alunos e este ano fazem parte todos os alunos do 2º ciclo.

O Programa Eco-Escolas está vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania e está implementado em vários países desde meados dos anos 90. Foi implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da

Europa, no ano letivo de 1996/1997.

Este Programa visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.

O clube Eco-Escolas desenvolve atividades previstas no Plano de Ação do Programa Eco-Escolas de forma a contribuir também para a preservação do ambiente.

Texto: Professora Irene Andias



“Cabe à escola a formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes com o exercício da cidadania”

Entrevista aos professores responsáveis do Clube Eco-Escolas da Escola João Afonso



No âmbito do Programa Eco-Escolas, existe o clube Eco-Escolas que, na Escola João Afonso (EJA), tem este ano 10 alunos. O Jornal Moliceiro quis ouvir os responsáveis, professores Helena Fernandes e Luís Silveirinha.



O clube Eco-Escolas da EJA propõe aos alunos a realização de atividades que talvez um dia possam ter impacto na sociedade. Podem relatar, em breves palavras, a experiência do clube Eco-escolas da EJA?

Temos proporcionado vários desafios aos alunos e à restante comunidade educativa, de forma a promover uma participação ativa na preservação e na resolução dos problemas relativos ao ambiente, fomentando o sentido de responsabilidade de cada um na sociedade, uma vez que cabe à escola a formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes com o exercício da cidadania.



Como poderá contribuir o clube Eco-Escolas para a preservação do ambiente?

O clube Eco-Escolas tem vindo a desenvolver projetos principalmente nas seguintes áreas: resíduos, espaços verdes, água e energia. Na área dos resíduos, temos feito a recolha de rolhas de cortiça e de plástico, pilhas, tinteiros, materiais elétricos e eletrónicos…



Podem especificar?

Temos como objetivo sensibilizar para a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, para a poupança de água e de energia e para a importância da biodiversidade. Sempre que possível, tentamos usar resíduos e elementos naturais na confeção, como por exemplo, de presépios e de outros objetos, evitando assim a compra de materiais.



Qual a perspetiva de sucesso do Clube Eco-Escolas da EJA?

Pensamos que o Clube irá continuar a ter sucesso uma vez que os alunos cada vez mais se interessam pelas questões ambientais. Ao realizarem diferentes atividades relacionadas com a preservação do meio ambiente, os alunos vão desenvolvendo comportamentos ambientalmente corretos aprendidos no quotidiano da vida escolar, de forma a tornarem-se cidadãos responsáveis.



Podem dar-nos exemplos?

Na nossa opinião, os alunos demonstram cada vez mais sensibilidade para os problemas ambientais, nomeadamente na área da poluição aquática, atmosférica e do solo.



O que diriam aos alunos para entrarem neste projeto e frequentarem o Clube?

Se queres defender e preservar o meio ambiente, então inscreve-te no clube Eco-Escolas, todas as quartas-feiras, das 15h15 às 16h45, na sala CND.  



Entrevista de: Fernando Santos, 5ºK, Clube de Jornalismo