Continuamos a publicar na íntegra artigos que, por falta de espaço, tiveram de ser reduzidos, na última edição impressa do Jornal Moliceiro.
O que é
o Programa Eco-Escolas?
A nível nacional, o
programa Eco-Escolas, está vocacionado para a educação ambiental, para a
sustentabilidade e para a cidadania.
Na Escola João Afonso
(EJA), este programa tem vindo a ser desenvolvido desde 2007/2008. Fazem parte
deste programa os professores Irene Maia (Coordenadora), Helena Fernandes e
Luís Silveirinha.
Cada ano, o Programa tem
um número variável de alunos e este ano fazem parte todos os alunos do 2º
ciclo.
O Programa Eco-Escolas
está vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a
cidadania e está implementado em vários países desde meados dos anos 90. Foi
implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da
Europa, no ano letivo de
1996/1997.
Este Programa visa
encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício
do ambiente.
O clube Eco-Escolas desenvolve
atividades previstas no Plano de Ação do Programa Eco-Escolas de forma a contribuir
também para a preservação do ambiente.
Texto: Professora Irene
Andias
“Cabe à
escola a formação de atitudes,
através de uma conduta ética, condizentes com o exercício da cidadania”
Entrevista aos professores responsáveis do
Clube Eco-Escolas da Escola João Afonso
No âmbito do Programa
Eco-Escolas, existe o clube
Eco-Escolas que, na Escola João Afonso (EJA), tem este ano 10 alunos. O
Jornal Moliceiro quis ouvir os responsáveis, professores Helena Fernandes e
Luís Silveirinha.
O clube
Eco-Escolas da EJA propõe aos alunos a realização de atividades que talvez um
dia possam ter impacto na sociedade. Podem relatar, em breves palavras, a experiência
do clube Eco-escolas da EJA?
Temos proporcionado vários desafios aos alunos e à
restante comunidade educativa, de forma a promover uma participação ativa
na preservação e na resolução dos problemas relativos ao ambiente, fomentando o
sentido de responsabilidade de cada um na sociedade, uma vez que cabe à escola
a formação
de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes com o exercício da
cidadania.
Como
poderá contribuir o clube Eco-Escolas para a preservação do ambiente?
O clube Eco-Escolas tem vindo a desenvolver
projetos principalmente nas seguintes áreas: resíduos, espaços verdes, água e
energia. Na área dos resíduos, temos feito a recolha de rolhas de cortiça e de
plástico, pilhas, tinteiros, materiais elétricos e eletrónicos…
Podem especificar?
Temos como
objetivo sensibilizar para a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos,
para a poupança de água e de energia e para a importância da biodiversidade. Sempre
que possível, tentamos usar resíduos e elementos naturais na confeção, como por
exemplo, de presépios e de outros objetos, evitando assim a compra de
materiais.
Qual a
perspetiva de sucesso do Clube Eco-Escolas da EJA?
Pensamos que o Clube irá continuar a ter sucesso
uma vez que os alunos cada vez mais se interessam pelas questões ambientais. Ao
realizarem diferentes atividades relacionadas com a preservação do meio ambiente,
os alunos vão desenvolvendo comportamentos ambientalmente corretos aprendidos no
quotidiano da vida escolar, de forma a tornarem-se cidadãos responsáveis.
Podem dar-nos exemplos?
Na nossa
opinião, os alunos demonstram cada vez mais sensibilidade para os problemas
ambientais, nomeadamente na área da poluição aquática, atmosférica e do solo.
O que
diriam aos alunos para entrarem neste projeto e frequentarem o Clube?
Se queres defender e preservar
o meio ambiente, então inscreve-te no clube Eco-Escolas, todas as
quartas-feiras, das 15h15 às 16h45, na sala CND.
Entrevista de: Fernando Santos, 5ºK, Clube de
Jornalismo