A Menina do Mar - opinião






A Menina do Mar, um livro rico


   A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen é o meu livro preferido, porque é uma história divertida e tem uma lição de vida muito rica sobre a amizade.

   Um dia, um rapaz que vivia ao pé do mar, encontrou atrás de uma rocha uma menina muito pequenina, vinda do mar, e os seus amigos (um polvo, um caranguejo e um peixe). O menino começou a conversar com eles e ficaram todos amigos. Mais tarde, para que a Menina do Mar conhecesse a Terra, ele levou-lhe três coisas: uma caixa de fósforos, uma rosa e um copo de vinho. Eles combinaram que o rapaz levaria a menina a ver a Terra, mas os caranguejos da Raia (a rainha do mar) atacaram o rapaz e levaram-na. Quando ele acordou, já não havia lá ninguém, mas ele esperou dias e dias por ela. Porém, a menina do mar não apareceu. De repente, uma gaivota trouxe uma poção que fazia com que o rapaz pudesse andar debaixo do mar. Então ele bebeu-a e foi ter com ela agarrado a um golfinho. A partir desse momento, eles viveram para sempre no mar.

   Na minha opinião, este livro ensina-nos três coisas muito importantes. Em primeiro lugar, nunca devemos desistir de alguém. Se gostarmos muito dele, não devemos deixá-lo ir embora. Ora o rapaz nunca desistiu de encontrar a menina. Em segundo lugar, não devemos faltar ao respeito às pessoas. O rapaz faltou ao respeito à raia, porque a menina era a dançarina dela e ele queria ficar com a menina só para ele. Em terceiro lugar, mesmo pertencendo a mundos diferentes, podemos ser todos amigos.

    Eu gostei muito deste livro e aconselho todos os meus colegas a lerem-no, porque é engraçado e transmite-nos vários ensinamentos para a vida.



Rodrigo Almeida, 5ºA (texto elaborado no último teste de Português)
Fotografia (JM): Casa da Praia da Granja, onde Sophia de Mello Breyner escreveu A Menina do Mar