Da EXPO’98 ao Parque das Nações

22 de maio de 1998 – 22 de maio de 2018


A EXPO’98, Exposição Mundial de Lisboa de 1998, cujo tema era “Os oceanos: um património para o futuro”, foi inaugurada precisamente há 20 anos. Um dos seus objetivo era recordar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses; outro sensibilizar as pessoas para a importância da preservação dos mares e oceanos. 



Contudo, o principal objetivo da construção da exposição era a regeneração de uma zona industrial, situada entre o rio Tejo e a linha de caminho de ferro do norte, com dezenas de hectares semiabandonados, onde existia um vasto terreno arenoso, fábricas, betão, lama e contentores.


Atualmente, no Parque das Nações, está inserido o bairro mais moderno da cidade, que é habitado por 28.000 habitantes. Após a EXPO’98, sofreu algumas alterações, entre as quais a conversão da Torre Vasco da Gama num hotel e a conversão do Pavilhão do Conhecimento num Museu de Ciência. 


Ao contrário do que aconteceu com outras exposições mundiais e universais que deixaram o local da sua realização totalmente abandonado, este espaço é, apesar da pressão da construção urbana, um dos espaços mais bonitos e atraentes não só de Lisboa, mas de todo o país.

Texto: Eva Pascoal e Inês Martins, 6ºJ, Clube de Jornalismo
Fonte das imagens: https://goo.gl/8453Va; https://goo.gl/dZd48e