Dia de Portugal – 10 de junho


                                                

O Dia de Portugal comemora-se a 10 de junho. Este dia assinala a morte do poeta Luís Vaz de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas.

Atualmente este dia é celebrado em todo o país, e é costume fazerem-se desfiles, concertos e desfiles militares. Em cada ano, estas atividades decorrem em cidades diferentes de Portugal e de países estrangeiros onde existam comunidades portuguesas.

Do Estado Novo (1933 – 1974) até ao 25 de abril de 1974, o 10 de Junho era celebrado como Dia da Raça e de Camões, pois, como Camões foi uma figura emblemática da época dos descobrimentos, foi usado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais.

O 10 de Junho começou por ser um feriado municipal de Lisboa, com a designação de “Dia de Camões”. A partir de um certo período, este dia passou a ser festejado a nível nacional.

A partir de 1978, o feriado passou a ser designado "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".

Durante o Estado Novo, o regime de Salazar apropriou-se de alguns heróis num sentido nacionalista. A designação “Dia de Camões, de Portugal e da Raça” foi criada por Salazar na inauguração do Estádio Nacional, no Jamor, em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas ocorrem por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República. Todos os anos, este elege uma cidade para ser sede das comemorações oficiais.

Este ano, as cidades escolhidas foram Ponta Delgada, a capital de São Miguel, nos Açores, e ainda Boston e Providence, no estado de Massachusets, nos Estados Unidos, onde residem quase 400 mil portugueses.




Texto: Eva Pascoal, 6ºJ, Clube de Jornalismo

Fonte do texto: Wikipédia

Fonte da imagem: https://goo.gl/2NhE6h