Erasmus+: Could the Lights go off across Europe?” Cooperation to shape an all renewable vision for Europe by 2050.





Na semana de 22 a 28 de setembro 5 alunas e dois professores do Agrupamento de Escolas de Aveiro, participaram em Buchen, na Alemanha, num intercâmbio no âmbito do Projeto Erasmus+: “Could the Lights go off across Europe?” Cooperation to shape an all renewable vision for Europe by 2050.
Nesta deslocação foi “Burghardt-Gymnasium em Buchen” a escola anfitriã. No projeto participam quatro escolas de 4 nacionalidades (Alemã, Inglesa, Norueguesa e Portuguesa).
Como ponto de partida todas as escolas tiveram de preparar uma apresentação acerca dos consumos energéticos dos seus países desde 1950 e as medidas implementadas para reduzir a pegada ecológica.
O programa tem colocado os alunos em interação e debater os assuntos relacionados com a sustentabili
dade do planeta, recursos a energias renováveis, reciclagem de materiais e lixo.
Aos participantes foi proporcionada a possibilidade de conhecerem como é possível a partir de desperdícios produzir energia elétrica, fertilizantes naturais (húmus) para fins agrícolas, aquecimento de águas sanitárias para distribuição comunitária e carvão vegetal.
O projeto proporcionou visitas a iniciativas locais e empresas que produzem energia de uma forma sustentável, nomeadamente, a partir de: gás (metano), resíduos sólidos (biomassa), vento (eólica), água (hídrica), calor (térmica) e sol (solar).
Tecnicamente os alunos tiveram contacto com projetos de muitos milhões de euros e projetos de pequena envergadura onde um empreendedor local consegue a partir da água de uma pequena ribeira produzir energia para um restaurante, um alojamento local e para a sua habitação.



A equipa do projeto:
António Abrantes
 Judite Carvalho
Ana Patrícia Sequeira, 12ºC
Sara Mendes, 12ºC
Carolina Coutinho,11ºA
Carolina Gonçalves, 11ºA
Matilde Simões, 11ºA