Tempestade Leslie causou muitos estragos no litoral do distrito de Coimbra

No Clube de Jornalismo da Escola João Afonso de Aveiro, os alunos estão a aprender a escrever notícias. Para já, estão a reescrever notícias relacionadas com temas que lhes interessam. Continuamos a publicar alguns desses trabalhos dos nossos jornalistas "estagiários".




A passagem da tempestade tropical Leslie por Portugal, na noite de 13 de outubro, causou muitos estragos, nomeadamente na zona da Figueira da Foz e em outras áreas do litoral do distrito de Coimbra.


Em Montemor-o-Velho, fez prejuízos de mais de 21 milhões de euros, número que pode vir a aumentar com o desenrolar dos trabalhos de rescaldo. Desde domingo, foram recolhidos mais de 1.500 processos relativos a pessoas afetadas, avaliando-se em 11.292.395 euros o valor dos danos causados.


 Em Condeixa-a-Nova (no mesmo distrito), também houve prejuízos, no montante de quatro milhões de euros, sendo cerca de dois milhões e 570 mil euros referentes a empresas. No setor agrícola, que recebeu danos especialmente nas estufas, o valor da destruição ronda os 400 mil euros.

Na zona da Figueira da Foz, alguns pinhais ficaram quase totalmente destruídos, tendo as árvores sido cortadas devido à violência do vento. A rajada mais forte atingiu os 176 Km/hora (ver foto, obtida em Santana, Figueira da Foz).


Para além dos prejuízos materiais causados nestas cidades e em todo o país, também houve danos pessoais: 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.





Texto:  Rodrigo Gonçalves, 5ºJ, Clube do Jornalismo

Fonte do texto: https://bit.ly/2O4Xcys

Foto: Jornal Moliceiro