Dia das Bruxas na João Afonso


Morcegos, os agentes 
secretos das bibliotecas!



Alunos do 5ºH e 7ºB e alguns professores da Escola João Afonso, em articulação com a Biblioteca escolar, tiveram a iniciativa de decorar o polivalente da escola com Origamis de morcegos.
 

No polivalente da Escola Básica João Afonso de Aveiro, decorreu de 29 a 31 de outubro, uma fantástica exposição junto ao bar com origamis, curiosidades e uma história retirada do site “http:/www.historiasinfantis.org/morcego”. 


Existem várias espécies de morcegos. Uma das espécies é o Morcego-rabudo. De altura pode atingir 86 cm, de cauda 50 cm, o seu peso é de 37 gramas e abriga-se principalmente em rochas e edifícios.


Como curiosidade, na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, uma das bibliotecas mais antigas do País (século XVIII), à noite cobrem as mesas com peles de animais para que não se sujem com fezes de morcegos que são importantes na “limpeza” da biblioteca.





Nesta biblioteca e na grandiosa Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, os morcegos, graças à sua capacidade orientação no escuro, conservam os livros destas bibliotecas, pois caçam os insetos que comem o papel, a tinta e a cola dos livros. Desta forma, os livros da biblioteca mantêm-se intactos, devido aos mais inesperados seguranças, os morcegos!




Texto: Joana Laranjeira e Sofia Rodrigues, 5ºK, Clube de Jornalismo da Escola João Afonso



Fonte do texto e da imagem do Convento de Mafra : https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/os-morcegos-no-convento-nacional-mafra/