10 de dezembro : Dia Internacional dos Direitos Humanos


O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.

A data serve para homenagear o empenho e a dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, permitindo a igualdade entre todos os Homens.



Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

A celebração da data foi escolhida para valorizar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração enumera os direitos humanos básicos de que devem usufruir todos os cidadãos.

Na lista das Nações Unidas, este é um dos dias mais importantes, marcado também pela entrega do “Prémio Nobel da Paz”.

Desde de que foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos têm o direito e a obrigação de valorizar e defender a liberdade, a igualdade de género, a justiça, a segurança e de impedir qualquer forma de discriminação.

Relembramos os três primeiros artigos que proclamam estes direitos:

Artigo 1º

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para os outros em espírito de fraternidade.



Artigo 2 °

Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente, de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento, ou de qualquer outra situação. (...)
 


Artigo 3 °

Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.



Pensa nisto!





Texto: António Fareleira, 5ºG, e Sofia Fernandes, 5ºI, Clube de Jornalismo.

Fonte do texto: https://bit.ly/2BxZZKU

Fonte da imagem: https://bit.ly/2QE2iHw