13 de fevereiro: dia Mundial da Rádio



            O dia 13 de fevereiro foi escolhido como Dia Mundial da Rádio, porque foi nesta data que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em conjunto para seis países.

            A rádio continua a ser um meio de comunicação com muitos ouvintes. É bastante útil para a sociedade. É uma ferramenta que serve para ajudar à comunicação entre as pessoas. Para os profissionais, a rádio é um programa para se transmitirem factos, informações e histórias.

            Este meio de comunicação mudou a forma como divulgamos acontecimentos entre nós. A rádio favorece o desenvolvimento, a aprendizagem ao longo da vida e a diversidade cultural.

            Em Portugal, segundo estudos de Bareme Rádio da Marktest, dos mais de 4.500 interrogados no ano de 2017, cerca de 55% confirmaram a ouvir rádio em média 3 horas e 6 minutos por dia.

            A rádio passa, na atualidade, por um método de adaptação em que a maior parte das estações usam as suas plataformas online, para oferecer links com o lançamento de programação ao vivo. Este é um processo que, na teoria do criador do aclamado ‘’Rock em Stock’’ na Rádio Comercial, levou os jornalistas a tornarem-se ‘’mais espertos e mais rápidos, mas também menos criativos.’’


Trabalho realizado por: Alice Furtado e Rodrigo Gonçalves, 5ºJ, Clube do Jornalismo     

Fonte da imagem: https://bit.ly/2UToFXR