O
dia 13 de fevereiro foi escolhido como Dia Mundial da Rádio, porque foi nesta
data que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa
em conjunto para seis países.
A
rádio continua a ser um meio de comunicação com muitos ouvintes. É bastante útil
para a sociedade. É uma ferramenta que serve para ajudar à comunicação entre as
pessoas. Para os profissionais, a rádio é um programa para se transmitirem
factos, informações e histórias.
Este
meio de comunicação mudou a forma como divulgamos acontecimentos entre nós. A
rádio favorece o desenvolvimento, a aprendizagem ao longo da vida e a
diversidade cultural.
Em
Portugal, segundo estudos de Bareme Rádio da Marktest, dos mais de 4.500
interrogados no ano de 2017, cerca de 55% confirmaram a ouvir rádio em média 3
horas e 6 minutos por dia.
A rádio passa,
na atualidade, por um método de adaptação em que a maior parte das estações
usam as suas plataformas online, para oferecer links com o lançamento de
programação ao vivo. Este é um processo que, na teoria do criador do aclamado
‘’Rock em Stock’’ na Rádio Comercial, levou os jornalistas a tornarem-se ‘’mais
espertos e mais rápidos, mas também menos criativos.’’
Trabalho realizado por: Alice Furtado e
Rodrigo Gonçalves, 5ºJ, Clube do Jornalismo
Fontes do texto: https://bit.ly/1gu0A0L e https://bit.ly/2lp4OOt .
Fonte da imagem: https://bit.ly/2UToFXR