Saber mais sobre o Carnaval




    O Carnaval é celebrado todos os anos numa terça-feira, 47 dias antes da Páscoa. Este ano o Carnaval foi comemorado no dia 5 de março. Esta data vai dependendo da Páscoa, pois se a Páscoa for mais tarde ou mais cedo, o Carnaval também é.
    No nosso país, o Carnaval não é um feriado oficial.

As origens do Carnaval
    A sua história começa com o povo grego em 600 a 520 a.C. para agradecer aos Deuses pelas boas colheitas do ano. Em 590 d.C., começou a ser comemorado pela igreja católica. O período do carnaval é também conhecido como “adeus à carne”.

Origem da palavra “carnaval”

A palavra “carnaval” vem do latim clássico carnem levare ou carnis levale, que significa na tradução literal “abstenção da carne”, ou seja, “não comer carne”.
No latim medieval, o termo era conhecido como carnelevariumcarnilevaria ou carnilevamen.
Esta palavra foi criada a partir da junção dos termos latinos carnis, que significa “carne”, e o verbo levare, que quer dizer “tirar”, “levar” ou “afastar”.
A explicação para este significado vem do facto de a festa do Carnaval ser sempre comemorada antes da Quaresma, período em que a igreja católica convida as pessoas a não comerem carne.

Na Europa, máscaras e frio para o Carnaval

O Carnaval de Veneza, na Itália, é uma das comemorações mais antigas do mundo e é famoso pela sua sofisticação e clima de mistério, que vem da tradição do uso de belíssimas máscaras. O costume iniciou-se no século XVII quando a nobreza usava as máscaras para se misturar com o povo. O desfile de carros alegóricos, como conhecemos no Brasil, é feito por gôndolas que passam pelos canais da cidade.
Veja a abertura do Carnaval de Veneza deste ano. Clique para ver o vídeo.

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática. As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no domingo e na terça-feira de Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.

Os Carnavais mais antigos de Portugal
Em Portugal, a tradição mais antiga do Carnaval ocorre na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A personagem central destas manifestações ancestrais é o CARETO.

O careto é uma personagem mascarada do carnaval de Trás-os-Montes e Alto Douro. É um homem que usa uma máscara, com um nariz saliente, feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas de amarelo, vermelho ou preto. Numa outra versão, usada em Lazarim, concelho de Lamego, a máscara é feita de madeira de amieiro decorada com chifres e outros apetrechos.

Pensa-se que a tradição dos Caretos tenha raízes célticas, de um período pré-romano. Provavelmente, está relacionada com a existência dos povos Galaicos (Gallaeci) e Brácaros (Bracari) na Galiza e no norte de Portugal.

O careto usa fatos às riscas, com capuz, de cores garridas, feitos de colchas com franjas compridas de  vermelha, verde e amarela. Carrega bandoleiras com campainhas e enfiadas de chocalhos à cintura. Da sua indumentária faz também parte um pau ou cacete.
Os Caretos de Podence (distrito de Bragança) usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos. A rusticidade do ambiente é indissociável desta figura misteriosa.
Clique aqui para ver um vídeo sobre o Carnaval de Podence.

Trabalho realizado por: Joana Laranjeira, 5ºK, Sofia Rodrigues, 5ºK, e Tiago Roque, 5ºE / Clube de Jornalismo