29 de abril: Dia Internacional da Dança




 O Dia Mundial da Dança celebra-se a 29 de Abril. Esta data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO que a escolheu por ser a data de nascimento, em 1727, de Jean-Georges Noverre, um grande dançarino a nível mundial.

 Neste dia, as associações, escolas e outras organizações ligadas à dança, realizam muitas atividades para promover esta grande arte: espetáculos, workshops, demonstrações e palestras são algumas das atividades desenvolvidas.

Alguns dos maiores bailarinos do mundo são: Mikhail Baryshnikov e Rudolf Nureyev (ambos russos); Joaquín Cortés (espanhol); Thiago Soares (brasileiro); Fred Astaire (americano) e Isadora Duncan (americanos)… Em Portugal, há jovens promessas, como Diogo de Oliveira, Frederico Loureiro e o jovem António Casalinho, premiados pela Youth American Grand Prix (YAGP) e que se encontram entre os melhores do mundo.

 António Casalinho

António Casalinho (nascido em 15 de junho de 2003) é um bailarino português, especializado em balé e dança clássica. Desde cedo que revelou grande talento mas muitos dos seus resultados se devem ao seu empenho na arte de dançar: ensaia quatro horas por dia, após as atividades escolares, seis dias por semanas. António já ganhou prémios importantes tais como: Youth America Grand Prix, Got Talent Portugal (3ª edição) e Competição Internacional de Ballet Varna de 2018.

Tal como António Casalinho, Carolina Costa, de 12 anos, é aluna no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Leiria e já dança desde os três anos. Iniciou a sua carreira numa escola de dança em Braga. Quando quis mudar para o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, a família ficou em Braga e ela foi sozinha. Hoje vive em casa da diretora e professora cubana Annarella Sanchez. Foi vencedora de três medalhas de ouro adquiridas no concurso de dança que decorre em Missoula, no estado americano do Montana, Ballet Beyond Borders.

A dança inspira muito as pessoas e muitas têm sido as frases concebidas sobre o tema. Esta, da grande bailarina americana Isadora Duncan, é muito admirada:
“Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!"

 Trabalho realizado por: João Parada, 5ºB, Luís Cruz, 5ºE, e Mariana Morais, 6ºB, Clube de Jornalismo