A visita dos reis magos




   A 6 de janeiro, comemora-se o Dia de Reis. Esta celebração está relacionada com a tradição natalícia. Na Bíblia (Novo Testamento) Mateus conta que alguns magos vieram do oriente para saudar o nascimento de Jesus. O evangelista não diz quem são nem o número, mas a tradição refere que eram três, talvez devido ao número de presentes referidos por Mateus.

   Na verdade, cada mago presenteou o Menino com uma oferenda diferente, tendo Belchior oferecido ouro, que representa a sua nobreza; Gaspar, incenso, que simboliza a divindade de Jesus e Baltasar, mirra, que representa o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra.
   
   Os três reis são chamados “Magos”, não porque fossem especialistas em magia, mas porque tinham grande conhecimento da astrologia. Entres os persas, “Mago” referia-se àqueles a quem os judeus chamavam “escribas”, os gregos chamavam “filósofos” e os latinos “sábios”.
   Esta festividade é a que normalmente encerra a quadra natalícia no nosso país. Em alguns países, este é o ponto alto das festas do Natal. 
           
Texto: Alice Furtado e Rodrigo Gonçalves, 6ºJ, Clube de Jornalismo
Fonte do texto e da imagem: https://bit.ly/2QPclHQ


           
.