Equipa de basquetebol da Escola João Afonso participa na competição Júnior NBA





   Uma equipa de basquetebol da Escola João Afonso de Aveiro participou, em Ílhavo, num torneio, Júnior NBA, no dia 29 de janeiro.

   No pavilhão da Escola Celestino Gomes Ferreira, em Ílhavo, decorreu um torneio de basquetebol no âmbito da competição Júnior NBA, de equipas mistas infantis B, com vista a participar num torneio cujo vencedor receberá um jogador da NBA (National Basketball Association) na escola.  

   A equipa New York Knicks, da Escola João Afonso, é formada pelos alunos Rita Cantão (5º H), Adriana Bandeira, Luís Gaspar e Santiago Greno (todos do 5º K), Miguel Pereira (6º C), Gonçalo Ventura e Maria Gonçalves (ambos do 6ºD), Luísa Cruz (6ºE), Afonso Pires (6ºG) e Inês Oliveira e Nuno Pereira (ambos do 6º J). Na equipa da arbitragem, contamos com a Clara Ventura e com o Guilherme Reis.

   A exemplo do que acontece na verdadeira NBA (National Basketball Association), nesta competição, há duas Conferências: a Este e a Oeste. Na Conferência Oeste, há três divisões: a divisão Sudoeste, a divisão do Pacífico e a divisão Noroeste. Na Conferência Este, também há três divisões: a divisão Central, a divisão Sudeste e a divisão Atlântica, onde a nossa escola se encontra.

   Nesta divisão, haverá três concentrações: a primeira, já realizada em Ílhavo; a segunda vai decorrer na Escola João Afonso, no dia 13 de fevereiro; a terceira vai realizar-se na escola de Vagos, em data a definir. Se a nossa equipa ficar bem classificada nestas concentrações, irá jogar com as outras divisões da mesma Conferência. No final, irá decorrer um torneio entre as melhores escolas das duas Conferências.



Texto: Raquel Madail, 6ºD, e Luísa Cruz, 6ºE, Clube de jornalismo
Foto: Professor António Jorge Tavares