Como responder a um desafio do #EstudoEmCasa?


Hoje publicamos dois textos descritivos feitos por alunos do 6ºG, na disciplina de Português, um trabalho proposto pelas professoras e Português do programa da RTP Memória #EstudoEmCasa. O "desafio" consistia em fazer o retrato físico e psicológico do Príncipe Nabo nos dias de hoje. Este príncipe é a personagem principal da obra O príncipe Nabo, de Ilse Losa, Edições Afrontamento, 2014.


Nabo, mas inteligente

     O Príncipe Nabo usa roupas muito menos formais do que os reis de antigamente. É um príncipe jovem, nem muito magro, nem muito gordo. É tão alto como uma zebra, apoiada em quatro patas, e tem um cabelo castanho, curto e liso, como um pequeno lago calmo, com um só peixe. O seu rosto retangular lembra a qualquer pessoa um edifício de quatro andares em miniatura e os seus olhos prados verdes e campos de cultivo. Nariz igual ao dele é impossível. Quem olhar para ele reconhece logo o príncipe. Tem lábios finos e um hálito de flores e as suas orelhas redondas escutam aquele perfume e observam aquela música da natureza.
Do seu reino é, sem dúvida, o mais inteligente, mas também o mais trapalhão. Adora jogar videojogos e sempre que é chamado para o banquete real, tropeça e parte uma jarra ou uma estátua cara. Só um macaco mordomo poderia ser mais trapalhão.



Texto e ilustração: António Gomes Fareleira, 6ºG




Um Príncipe YouTuber?


O príncipe Nabo é um jovem de 20 anos, alto e magro.
Os olhos e o cabelo são da cor das deliciosas amêndoas de chocolate. Tem um nariz pequeno e uma boca aparentemente delicada e avermelhada. O seu queixo é bastante alongado e até barba tem.
Gosta muito de seguir a moda. Por isso, normalmente usa t-shirts coloridas e umas calças de ganga que combinam muito bem com um cinto preto. Usa também sapatilhas bastante confortáveis e, não esquecendo, modernas.
Este jovem é vaidoso, um bocado invejoso, mas muito inteligente e curioso. É tímido e nunca desiste de algo até ter respostas. É um rapaz sorridente, tal como as mulheres dos anúncios de pasta de dentes. Está habituado a ler desde pequenino e, por isso, gosta bastante de estudar, embora prefira cozinhar diferentes tipos de pratos e gastronomias. Adora passear por parques, sobretudo com a família e amigos.
Ele tinha um sonho de ser YouTuber, mas sempre que lhe perguntam qual é o seu sonho, responde que é poder fazer uma operação ao queixo, devido ao bullying que sofria em criança.
   
Texto e ilustração: Mafalda Rocha, 6ºG