Exposição imagiMAR apresenta trabalhos de alunos da Escola João Afonso de Aveiro







   Foi inaugurada na sexta-feira, dia 27, a exposição imagiMAR, que está patente ao público, até ao dia 6 de junho, no auditório Mestre Hélder Castanheira, na Universidade de Aveiro, junto da livraria




  Constituída por trabalhos de alunos do 7º ano realizados na disciplina de Oficina de Artes da Escola João Afonso de Aveiro, a partir de obras do artista Costa Pinheiro, a exposição conta também com trabalhos produzidos em Educação Visual pelos alunos do 9º ano sobre o tema “Mar”.




   A obra de Costa Pinheiro, revisitada pelos alunos, incide nas séries “Reis de Portugal”, “Fernando Pessoa”, “La fenêtre de ma tête” e “Navegadores”. 

 
 

   Estas experiências contaram com a interdisciplinaridade com a disciplina de Português. Com efeito, para enriquecerem os seus trabalhos artísticos, os alunos do 7º e do 9º ano utilizaram excertos de obras de Luís de Camões, de Fernando Pessoa e de Sophia de Mello Breyner Andresen.
 


  Na inauguração, foi feita uma apresentação da obra de Costa Pinheiro, sublinhada pela leitura de textos relacionados com os vários temas da obra deste importante pintor português, recentemente falecido. 

   Na mesa do encontro, estiveram presentes a Dra. Anabela Oliveira, diretora dos Serviços Sociais das Universidade de Aveiro, o prof. Víor Marques, subdiretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro, a Coordenadora da Escola João Afonso, a professora Teresa Lamas. a artista Sara Alves e a professora Margarida Lemos, responsável pela exposição, que fez uma apresentação da obra de Costa Pinheiro. A encerrar, a artista Sara Alves falou acerca da atualidade da visão artística de Costa Pinheiro, da Arte Contemporânea e da sua obra.

Texto: JM
Fotos: Prof. Tiago Carvalho