12 de fevereiro – Dia Mundial de Charles Darwin




Charles Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809, em Inglaterra, e morreu a 19 de abril de 1882. Era naturalista e em criança já colecionava espécies com interesse para a história natural.




A origem das espécies

Quando já tinha mais idade, começou a estudar a origem das espécies e chegou a escrever um livro sobre esse tema, intitulado A origem das espécies, que foi publicado em Londres em 1859.





Por que razão o livro esgotou no primeiro dia?

Darwin considerava esta obra como a principal da sua vida e a primeira edição do livro esgotou logo no primeiro dia, porque era muito polémico. De facto, por um lado, era considerado importante do ponto de vista científico, mas por outro, foi criticado porque afirmava que todas as espécies tinham uma origem natural.




A famosa viagem no Beagle ao outro lado do mundo

Para chegar a esta obra, Darwin fez uma importante viagem entre 1831 e 1836, a bordo do navio HMS Beagle, que lhe permitiu conhecer mais sobre a vida das espécies e chegar à sua teoria da evolução. Desta viagem resultou um livro: “ A viagem do Beagle”, publicado em 1939, vinte anos antes da sua obra “A origem das espécies”. Mais tarde, aplicou os seus conhecimentos aos seres humanos e escreveu vários outros livros sobre a evolução do Homem.





Texto: Miguel Valente, 5ºJ, Clube de Jornalismo