Oficina de Música da Escola João Afonso


Como é do conhecimento do nossos leitores, iniciaremos hoje a publicação aqui, no Jornal Moliceiro on-line, de todos os artigos que não puderam ser publicados no Jornal Moliceiro impresso, no dia 29 de março, por falta de espaço. Agradecemos a compreensão dos seus autores. 
O Coordenador do Jornal Moliceiro




Oficina de Música: criação, execução e composição musical


Entrevista com a professora Margarida Bontempo


A oficina de música tem como principal objetivo criar um espaço de intervenção, através da execução e interpretação vocal e instrumental, que representa culturalmente a escola. Neste momento, estão inscritos 16 alunos, do 2.º ciclo, que participam na Oficina de Música às segundas-feiras, entre as 14h20 e as 16h45.

Os alunos têm formação musical ou só tocam instrumentos e cantam? 
Esta Oficina tem como principal objetivo promover o gosto pela música e desenvolver aspetos relacionados com a audição, execução e divulgação musicais. Não tem o propósito de formar alunos com conhecimentos musicais profundos. Claro que é sempre muito bom quando se tem algumas bases musicais para mais facilmente tocar um instrumento. No entanto, esta não é condição primordial uma vez que os Instrumentos da orquestra Orff têm precisamente o propósito de permitir a sua execução sem necessidade de se saber ler música.

Costumam apresentar-se ao público? 
Já tivemos uma apresentação em público, no dia 20 de janeiro, Dia do Patrono, aquando da entrega dos diplomas de mérito e valor aos alunos do ano letivo 2015/2016. Correu muito bem, apesar de ter sido a primeira apresentação e estarmos todos um pouco nervosos, mas penso que foi do agrado do público.
Nesse mesmo dia, durante a manhã, apresentámos a nossa Oficina a algumas turmas de 5.º e 6.º ano. Esta apresentação foi muito produtiva, uma vez que levou a um aumento do número de inscrições.
Vamos voltar a fazer uma apresentação aos alunos do 4.º ano, no dia 29 de março, na Ludoteca da nossa escola.

Na sua opinião, qual é a importância da formação musical em clubes como este?
Nesta oficina de Música, a formação musical não é fundamental para o trabalho que realizamos. Claro que com os alunos que já têm bases musicais desenvolvemos atividades que implicam leitura musical e execução instrumental mais elaborada. No entanto, a maioria dos alunos desta oficina ainda está a dar os primeiros passos em termos de formação musical e portanto o nosso principal objetivo é desenvolver o gosto pela música e realizar atividades, cantando e tocando instrumentos que não exigem grandes conhecimentos musicais, de modo a que todos possam participar ativamente, tirando muito prazer da execução musical.
Esta oficina não tem como principal objetivo ensinar conteúdos musicais mas é claro que estes vão sendo apreendidos à medida que os alunos vão desenvolvendo as suas atividades.
Tal como refere um grande pedagogo musical, Edwin Gordon, a sequência da aprendizagem da música é semelhante (ou deve ser) à sequência da aprendizagem da língua materna. Em primeiro lugar devemos aprender a ouvir, imitando os sons, para os percebermos, e só depois colocá-los no papel, descodificando os símbolos que eles representam.

Concorda com a atual estrutura da disciplina de Educação Musical?
O programa da disciplina de Educação Musical não tem sofrido muitas alterações ao longo dos últimos 20 anos. Contudo, dá aos professores de educação musical a possibilidade de enveredar por vários caminhos no ensino da disciplina, uma vez que está estruturado em espiral, promovendo um conhecimento lato e diverso e permitindo abordar vários aspetos da música, desde os seus conteúdos mais formais aos conteúdos relacionados com a História da Música e a Música Tradicional Portuguesa e do Mundo.
Em relação aos tempos letivos da disciplina, claro que gostaríamos de ter mais algum tempo com os nossos alunos, que nos permitisse abordar determinados conteúdos com mais pormenor. Penso que esta é uma questão transversal à maioria das disciplinas.

Acha que a disciplina deveria continuar no 3º ciclo e no secundário, como em outros países europeus?
Seria excelente dar continuidade à disciplina de educação musical no 3.º ciclo, tanto mais que esta situação acontece em várias escolas. Penso que será uma questão de promover a própria disciplina sobretudo aos alunos do 6.º ano, abrindo essa possibilidade de escolha. 
Em relação ao ensino secundário, penso que deverá ser direcionado, sobretudo para os alunos com vocação e vontade de dar continuidade a um percurso musical no futuro.

Gostaria de deixar alguma mensagem sobre a relação da Educação Musical com o sucesso escolar?
Os estudos indicam que a música é um elemento motivador do desenvolvimento global da criança. Ao ter um contacto permanente com a música, os nossos alunos desenvolvem maiores capacidades sociais e escolares. As atividades musicais também podem modificar estados emocionais e exprimir sentimentos, desenvolvendo capacidades ao nível da inteligência emocional que lhes permite agir com mais assertividade e desenvolver uma maior capacidade de resolução de problemas. Ao estimular o cérebro, a música irá contribuir para o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao seu sucesso escolar. Através da educação pela música, são ampliadas uma série de capacidades ao nível do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, socioafetivo, físico, psíquico e mental que é essencial para o desenvolvimento global da criança, permitindo-lhe uma atitude social e escolar mais ativa e promotora da sua inclusão na sociedade.

Texto: Íris Lapa, Filipa Camacho e Maria Martinez, 5ºK, Clube de Jornalismo
Foto: LR, Jornal Moliceiro