Como é do conhecimento do nossos leitores, iniciaremos hoje a publicação aqui, no Jornal Moliceiro on-line, de todos os artigos que não puderam ser publicados no Jornal Moliceiro impresso, no dia 29 de março, por falta de espaço. Agradecemos a compreensão dos seus autores.
O Coordenador do Jornal Moliceiro
Oficina de
Música: criação,
execução e composição musical
Entrevista com a professora Margarida Bontempo
A oficina de música
tem como principal objetivo criar um espaço de intervenção, através da execução
e interpretação vocal e instrumental, que representa culturalmente a escola.
Neste momento, estão inscritos 16 alunos, do 2.º ciclo, que participam na Oficina
de Música às segundas-feiras, entre as 14h20 e as 16h45.
Os
alunos têm formação musical ou só tocam instrumentos e cantam?
Esta
Oficina tem como principal objetivo promover o gosto pela música e desenvolver
aspetos relacionados com a audição, execução e divulgação musicais. Não tem o
propósito de formar alunos com conhecimentos musicais profundos. Claro que é
sempre muito bom quando se tem algumas bases musicais para mais facilmente
tocar um instrumento. No entanto, esta não é condição primordial uma vez que os
Instrumentos da orquestra Orff têm precisamente o propósito de permitir a sua
execução sem necessidade de se saber ler música.
Costumam
apresentar-se ao público?
Já
tivemos uma apresentação em público, no dia 20 de janeiro, Dia do Patrono,
aquando da entrega dos diplomas de mérito e valor aos alunos do ano letivo
2015/2016. Correu muito bem, apesar de ter sido a primeira apresentação e
estarmos todos um pouco nervosos, mas penso que foi do agrado do público.
Nesse
mesmo dia, durante a manhã, apresentámos a nossa Oficina a algumas turmas de
5.º e 6.º ano. Esta apresentação foi muito produtiva, uma vez que levou a um
aumento do número de inscrições.
Vamos
voltar a fazer uma apresentação aos alunos do 4.º ano, no dia 29 de março, na
Ludoteca da nossa escola.
Nesta oficina de
Música, a formação musical não é fundamental para o trabalho que realizamos.
Claro que com os alunos que já têm bases musicais desenvolvemos atividades que
implicam leitura musical e execução instrumental mais elaborada. No entanto, a
maioria dos alunos desta oficina ainda está a dar os primeiros passos em termos
de formação musical e portanto o nosso principal objetivo é desenvolver o gosto
pela música e realizar atividades, cantando e tocando instrumentos que não
exigem grandes conhecimentos musicais, de modo a que todos possam participar
ativamente, tirando muito prazer da execução musical.
Esta oficina não tem
como principal objetivo ensinar conteúdos musicais mas é claro que estes vão
sendo apreendidos à medida que os alunos vão desenvolvendo as suas atividades.
Tal como refere um
grande pedagogo musical, Edwin Gordon, a sequência da aprendizagem da música é
semelhante (ou deve ser) à sequência da aprendizagem da língua materna. Em
primeiro lugar devemos aprender a ouvir, imitando os sons, para os percebermos,
e só depois colocá-los no papel, descodificando os símbolos que eles
representam.
Concorda com a atual
estrutura da disciplina de Educação Musical?
O programa da
disciplina de Educação Musical não tem sofrido muitas alterações ao longo dos
últimos 20 anos. Contudo, dá aos professores de educação musical a
possibilidade de enveredar por vários caminhos no ensino da disciplina, uma vez
que está estruturado em espiral, promovendo um conhecimento lato e diverso e
permitindo abordar vários aspetos da música, desde os seus conteúdos mais
formais aos conteúdos relacionados com a História da Música e a Música
Tradicional Portuguesa e do Mundo.
Em relação aos tempos
letivos da disciplina, claro que gostaríamos de ter mais algum tempo com os
nossos alunos, que nos permitisse abordar determinados conteúdos com mais
pormenor. Penso que esta é uma questão transversal à maioria das disciplinas.
Acha que a disciplina
deveria continuar no 3º ciclo e no secundário, como em outros países europeus?
Seria excelente dar
continuidade à disciplina de educação musical no 3.º ciclo, tanto mais que esta
situação acontece em várias escolas. Penso que será uma questão de promover a
própria disciplina sobretudo aos alunos do 6.º ano, abrindo essa possibilidade
de escolha.
Em relação ao ensino
secundário, penso que deverá ser direcionado, sobretudo para os alunos com vocação
e vontade de dar continuidade a um percurso musical no futuro.
Gostaria de deixar
alguma mensagem sobre a relação da Educação Musical com o sucesso escolar?
Os estudos indicam
que a música é um elemento motivador do desenvolvimento global da criança. Ao
ter um contacto permanente com a música, os nossos alunos desenvolvem maiores
capacidades sociais e escolares. As atividades musicais também podem modificar
estados emocionais e exprimir sentimentos, desenvolvendo capacidades ao nível
da inteligência emocional que lhes permite agir com mais assertividade e
desenvolver uma maior capacidade de resolução de problemas. Ao estimular o
cérebro, a música irá contribuir para o desenvolvimento de habilidades
fundamentais ao seu sucesso escolar. Através da educação pela música, são
ampliadas uma série de capacidades ao nível do desenvolvimento cognitivo,
psicomotor, socioafetivo, físico, psíquico e mental que é essencial para o
desenvolvimento global da criança, permitindo-lhe uma atitude social e escolar
mais ativa e promotora da sua inclusão na sociedade.
Texto: Íris Lapa,
Filipa Camacho e Maria Martinez, 5ºK, Clube de Jornalismo
Foto: LR, Jornal
Moliceiro