Clube de Alemão

Continuamos a publicar na íntegra artigos que, por falta de espaço, tiveram de ser reduzidos, na última edição impressa do Jornal Moliceiro.

O Clube de Alemão funciona na Escola João Afonso às segundas feiras, das 15:15 às 16:00 e na Escola Homem Cristo, às sextas feiras, das 12:45 às 13:30. Para conhecermos este projeto, conversámos com a orientadora, a professora Judite Carvalho.


Com que objetivo organizou este clube?

O Clube de Alemão foi criado com o intuito de colocar os alunos em contacto informal e extra-curricular com a língua alemã, divulgar a língua e dar a possibilidade aos alunos de serem falantes de mais uma língua estrangeira, dado que a disciplina de Alemão (como opção) foi extinta, há dois anos. 


Que alunos participam no clube? 
Neste momento temos no Clube de Alemão, na João Afonso, quatro alunas desde novembro, uma do 7ºD e três alunas do 9º.

Na  escola Homem Cristo, são seis alunos do 12º ano, que optaram por aprender a falar Alemão por questões profissionais. Querem enveredar por cursos das áreas das Engenharias e acham que é uma mais-valia saberem falar Alemão, quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista do mercado de trabalho.


Quais os temas mais abordados?

No Clube de Alemão, temos o cuidado de pôr os alunos em contacto com as diferentes vertentes da língua, da história e cultura do país em estudo.


Que atividades  realizam com mais frequência?

A aquisição e treino do vocabulário, da pronúncia e da estrutura da língua. Também fizeram, em conjunto com as alunas do clube europeu, atividades que envolvem um conhecimento mais aprofundado da Alemanha na União Europeia. Fizeram uma árvore de Natal e uma decoração alusiva ao dia dos namorados, registando nas diferentes línguas da União Europeia com frases alusivas. Participaram também na dinamização da sala das línguas inglesa e alemã no Dia do Patrono.
 

A cultura alemã é interessante aos olhos dos alunos ? Porquê?

Acho que sim, talvez por verem que é um país bastante diferente do nosso, quanto ao funcionamento, mas também por encontrarem facetas que desconheciam. Para os mais velhos, é uma forma de adquirirem conhecimentos antes de irem para lá, possivelmente trabalhar ou mesmo prosseguir estudos.


Como é que o clube contribui para desenvolver o sucesso escolar?

Do ponto de vista de um professor, acho que quando alguém se inscreve num clube faz uma opção, de querer fazer, saber fazer e saber mais. Quando se tem esta curiosidade em relação à aprendizagem, nada é difícil, mesmo que seja a aula formal. Numa situação de clube, podem ainda fazer aprendizagens transversais e de trabalho de equipa, pois são de diferentes turmas e anos de escolaridade.

Entrevista de: Inês Gonçalves e Maria Fernandes, 6ºG, Clube de Jornalismo


Fonte da imagem: goo.gl/4zSFZ6