Clube Europeu – Apreender a Europa

Continuamos a publicar na íntegra artigos que, por falta de espaço, tiveram de ser reduzidos, na última edição impressa do Jornal Moliceiro.


A coordenadora do clube Europeu, professora Judite Carvalho, falou connosco sobre o Clube. Fica aqui a nossa conversa.

Quais são os objetivos do clube?

Primordialmente, informar os alunos acerca dos assuntos da União Europeia e aumentar os seus conhecimentos. Claro que também se pretende educar para a cidadania e para a aceitação do Outro, bem como promover o trabalho autónomo e o trabalho de equipa. Promover atividades que divulguem junto da comunidade educativa o funcionamento da União Europeia e assinalar dias festivos e efemérides.



Em que escolas do AEA funciona o clube?

Na Escola João Afonso (EJA), às segundas-feiras das 16:00 -16:45, sob a minha orientação e às quintas-feiras das 15:15 às 16:45, com a professora Paula Morgado. Na Escola Homem Cristo (HC), o clube realiza-se às quintas-feiras, das 14:20 às 15:00.



Quais os temas mais abordados neste clube?

Os temas mais abordados são aqueles que se relacionam com a União Europeia, com os países que a integram e com o seu funcionamento. O tema deste ano é “Uma Europa de Valores”, em que se abordam as problemáticas relacionadas com os refugiados e outras que existem na Europa. Já se levaram a cabo algumas atividades de carácter aglutinador e de forma a dar a conhecer o Clube à restante comunidade.

Que trabalhos realizam com mais frequência?

Realizaram-se trabalhos de pesquisa e de divulgação sobre dias festivos na UE. Desde meados do primeiro período que os alunos da EJA e da HC já elaboraram cartazes alusivos aos seguintes dias e ou festividades: o dia das Nações Unidas; o Halloween; O dia internacional dos Direitos das Crianças; o Natal na Europa; O Dia de São Valentim. Neste momento estão a trabalhar na temática da Páscoa: como se celebra nos diferentes países, quais as tradições, entre outros assuntos.



Estão previstas viagens ao estrangeiro?

Para já, não, pois está-se a trabalhar na elaboração do regulamento do Clube, na criação de um logótipo, na criação de um site onde se aloje a informação e outros aspetos de caráter burocrático. Enquanto clube, só poderemos avançar com projetos nessa área após a conclusão destes trabalhos. Os alunos do ensino secundário estão, no entanto, empenhados em ir à casa da Europa, em Lisboa, para concorrer a uma viagem a Bruxelas e estão a candidatar-se a uma ida à Polónia no âmbito da comemoração do dia da Europa, mas estas saídas dependem do resultado dos concursos. Outras deslocações neste ano letivo parecem improváveis.


No clube, são trabalhadas todas as línguas da Europa?

Naturalmente que não, pois não temos falantes de todas elas. As professoras que estão no clube são da área do Inglês e do Alemão e têm alguns conhecimentos de Francês e Espanhol.  Às outras línguas, faz-se uma abordagem por pesquisa, mas teremos de pensar nesse aspeto de futuro. 


Que relação existe entre as atividades realizadas pelos alunos e o seu sucesso escolar?

A relação direta em tão pouco tempo ainda não se pode estabelecer, mas o facto de terem optado por se inscrever é um sinal de que fizeram uma opção: querer saber mais, conhecer mais e crescer, bem como relacionar-se com os outros alunos independentemente de os conhecerem ou não. Esta predisposição promove e desenvolve muitas competências, como a autonomia, a interação, a socialização e a abertura ao mundo. Esperemos que em termos académicos também se venha a refletir positivamente.


Que mensagem gostaria de deixar aos alunos que não frequentam o clube?

Se queres aprender mais sobre a Europa e ocupar o teu tempo extracurricular a aprender coisas novas, vem para este clube.


Texto: Inês Gonçalves e Maria Fernandes, 6ºG, Clube de Jornalismo
Fonte da imagem: goo.gl/hd40xv