20 de março - Equinócio da Primavera


O dia 20 de março dia assinala o início do equinócio da primavera. A palavra “equinócio” vem do latim aequus (igual) e nox (noite) e é o momento em que o Sol cruza a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste.



Aqui estão algumas das tradições desta época.

 Limpeza geral – Como esta é uma estação de conversão, as pessoas preferem arejar e limpar a casa logo que o inverno acaba e a primavera começa.

Festivais - No Japão, a primavera é comemorada em festivais tradicionais (os hanami matsuri). As flores de cerejeira (sakura) desabrocham e criam-se paisagens apreciadas tanto pelos locais como pelos turistas. Também na Suíça e na China são feitos festivais em honra da primavera, mas com diferentes perspetivas em relação a esta época.

Quaresma e páscoa - A quaresma inicia-se em fins do inverno e princípios da primavera. Com esta época vem a páscoa, uma data celebrada pelos cristãos e judeus. A normal refeição é carne, e os ovos e coelhos de chocolate são oferecidos às crianças para adoçar este feriado santo.

Laço de felicidade - Na Bulgária, Grécia, Macedónia, Moldávia e Roménia, é tradição receber a primavera com um fio branco e um vermelho, para começar esta estação com um pouco mais de esperança, otimismo e prosperidade. Esses fios são usados para lacinhos, que são oferecidos aos amigos e família. Nestes países onde o inverno é severo, a primavera é importante.

Tempo novo para a agricultura – Para os agricultores, a primavera significa voltar ao trabalho. Depois do gelado inverno, começar a semear e trazer o gado para o exterior é obrigatório para que as populações tenham comida nas próximas estações.


Bem, aqui vão algumas curiosidades da primavera:

Prima e vera?
Bem, primavera no latim é primo vere. Vere vem de veris, que representa boa estação ou bom tempo e primo é primeiro. Concluindo, significa “princípio da boa estação”, ou seja, a primavera.
Quais são as principais flores desta encantadora estação?
A rosa, o jasmim, a orquídea e o hibisco, entre outras 18 flores, são as principais “estrelas” desta bonita época.

Apresentando o despertador dos animais: a primavera!
Durante o inverno, a maioria dos animais encontraram locais confortáveis e hibernaram. Ora, quem é que os acorda? É a primavera, com os seus raios de sol!

O renascer das paisagens: a reprodução!
Bem, a primavera é, também, uma das estações em que os animais e as flores preferem se reproduzir! Sabias que, todas as primaveras, 230 espécies de flores reproduzem-se?

E é tudo! Olá, primavera!

Texto: Letícia Bastos, 6ºK, Clube de Jornalismo
Fotos: LR/Jornal Moliceiro