21 de janeiro: Dia Mundial da Religião


                            

No dia 21 de janeiro, comemorou-se o dia mundial da religião. Existem muitas religiões e em algumas delas ainda se encontram subgrupos.

Um exemplo disso é o cristianismo, que tanto pode ser católico como ortodoxo ou protestante. O Cristianismo tem 2,1 biliões de seguidores.

O islamismo tem 1,5 biliões de seguidores. Dentro deste, encontram-se os sunitas e os xiitas. Os muçulmanos, praticantes desta religião, reúnem-se nas mesquitas. Existem algumas mesquitas sumptuosas, como a Mesquita Hassan II, em Casablanca (Marrocos), a Mesquita Azul, em Istambul (Turquia) ou a Mesquita de Isfahan (Irão), só para referir algumas. As mulheres islâmicas são obrigadas a usar um véu para tapar a cabeça e, em alguns países, usam uma burca. Esta é uma tradição das tribos pashtuns do Afeganistão, que cobre o corpo completamente, deixando apenas uma rede à altura dos olhos, um símbolo talibã.

O budismo é uma religião originária da Índia, tendo surgido no século VI a.C. Baseia-se na filosofia de Buda, e tem cinco preceitos que orientam o dia a dia dos seus seguidores. Estes aconselham várias coisas, desde não fazer mal aos outros intencionalmente até não consumir álcool nem drogas. O budismo também é uma filosofia não teísta, abrange distintas tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinos de Buda.

O hinduísmo é uma religião oficial do subcontinente indiano. É uma das maiores religiões do mundo. Uma das principais características do hinduísmo dá-se na divisão da população indiana em castas. Dentro do hinduísmo, existem os sacerdotes, xátrias, comerciantes e operários. O hinduísmo é frequentemente chamado de sanãtara dharma pelos seus praticantes, que em sânscrito significa “a eterna”. 

O judaísmo é a religião do povo judeu e é a mais antiga tradição religiosa monoteísta com 14 milhões de seguidores em todo o mundo. O judaísmo é uma tradição matriarcal, isto é, se a mãe tiver um descendente, também será judeu. O local de culto dos judeus é a sinagoga. O líder religioso de uma comunidade judaica é chamado rabino que, ao contrário de outras religiões, não é considerado um sacerdote nem tem um estatuto religioso especial. O dia sagrado para os judeus é o sábado, ou sabat, em que os judeus ortodoxos não fazem nada relacionado com trabalho, incluindo conduzir.

Esperamos ter despertado o interesse dos nossos leitores por este tema tão complexo, mas tão interessante.

Dara Pereira e Diana Teixeira, 6ºB, Clube de Jornalismo
Fonte da imagem: https://bit.ly/2InjvC0