19 de Março: Dia do Pai



A data de celebração deste dia é a mesma em Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Bolívia, Honduras e outros países de tradição católica. Na realidade, este dia coincide com a comemoração de São José, um santo popular da Igreja Católica, que, de acordo com a Bíblia, é marido de Maria e pai de Jesus.

Para explicar a origem do Dia do Pai, existem duas histórias:

   Na Babilónia, no ano 200 a.C, um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o pai, desejando-lhe saúde, felicidade e muitos anos de vida.

   Mais recentemente, nos Estados Unidos da América, uma rapariga chamada Sonora Luise (filha de um militar) decidiu criar o Dia do Pai, movida pela admiração que tinha pelo seu pai, Wiliam Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida e, em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou esta data como “Dia do Pai”.


Ao contrário do que muitos pensam, as prendas ideais para oferecer ao pai são trabalhos manuais, porque os pais adoram tudo o que é feito pelos filhos a pensar neles. Realmente, esta será uma forma de evitar gastar dinheiro e comprar coisas desnecessárias só porque é Dia do Pai.



Trabalho realizado por: Ana Leonor Pais e Rosalina Braga,5ºI-Clube de Jornalismo

Webgrafia: https://bit.ly/2TIqvOj ; https://bit.ly/2TIqKsH ; https://bit.ly/2JnWlvK