Feira de Março: ontem e hoje


Foto 1

A Feira de Março de 2019 realiza-se de 23 de Março a 25 de Abril em Aveiro.
              
    As primeiras festas populares conhecidas pelo nome de “Feira de março” eram chamadas feiras francas, isto é, feiras onde não se pagavam impostos.

      Há 585 anos, em 1434, realizou-se pela primeira vez em Aveiro nos dias 5 e 6 de maio. A partir desses tempos, é realizada nos primeiros dias da primavera. Esta feira constava de comércio, trocas e diversão. Nem todas as coisas que encontramos atualmente encontrávamos na feira franca desses tempos medievais.

Foto 2

     Nas décadas passadas, a feira de março era conhecida por alojar dois circos que passavam 15 dias a trabalhar para tentar fazer o maior espetáculo do mundo. Nessa altura a feira de março era conhecida por causa das suas atrações, como o homem mais alto do mundo, a mulher aranha, entre outros. Antigamente a feira era realizada no Rossio, onde atualmente se realiza a festa de São Gonçalinho.

      A nível nacional, a feira de março é uma das maiores do seu género.


Trabalho realizado por:
Ana Clara Rodrigues, 5ºI; Joana Laranjeira, 5º K; Maria Martins, 5º K e Sofia Rodrigues,5º K, Clube do Jornalismo
 Foto 1, de António Graça: Aspeto de Aveiro nos finais do século XIX, vendo-se o Largo do Rossio, a Feira de março e a Capela de S. João, cuja demolição foi iniciada em 3 de novembro de 1910. Disponível em: https://bit.ly/2TMPaSK
Foto 2, de António Graça (19 de março de 1900): Aspeto da feira da madeira, conhecida por Feira de S. José. A venda da madeira era feita na Rua da Alfândega, à esquerda, e na Rua do Cais, à direita, onde também se veem barracas da Feira de março. Disponível em: https://bit.ly/2Oi8LEn