21 de março: Dia Mundial da Árvore

                              
     
     O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a ser celebrado no dia 10 de Abril de 1872, no estado do Nebraska (EUA). Este dia é comemorado com a intenção de fazer relembrar às pessoas a importância das árvores para o nosso planeta.

     As árvores são muito importantes para o nosso planeta, elas produzem o oxigénio de que precisamos para viver. Mas como é que elas fazem isto?
    
     As árvores, como todas as plantas, puxam a água da terra com as suas raízes, a água é levada às folhas e estas retiram o dióxido de carbono, que é o gás que nós libertamos. Elas também absorvem a luz do sol e com a energia solar realizam um processo chamado “fotossíntese”, que transforma o dióxido de carbono em oxigénio.

    Esta função das plantas é muito importante para a vida do nosso planeta. Sem ela, não sobreviveríamos, mas infelizmente muitas pessoas não querem saber disso e poluem cada vez mais. Os botânicos (pessoas que estudam as plantas) acreditam que é possível que, daqui a alguns anos, haja demasiado lixo na Terra para poder existir vida. 
   
    Procura informar-te para não contribuíres para este desastre ecológico!


Texto: Clara Martinho e Luísa Cruz, 5ºE, Clube de Jornalismo
Fotos: Jornal Moliceiro