27 de março: Dia Mundial do Teatro



O Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março.
Anualmente para se comemorar esta data, são oferecidos espetáculos teatrais gratuitos. O objetivo desta data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

Existem vários tipos de teatro: a comédia, o drama, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a farsa, a revista, o teatro infantil e muitos mais, que todos podem experimentar.





Breve história

O teatro teve a sua origem na Grécia no século VI a.C. A ideia veio das festas tradicionais em honra de Baco, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Estas festas eram rituais sagrados, procissões e recitais, que aconteciam uma vez por ano na altura da primavera, a época da recolha das uvas (para fazer vinho). O homem que descobriu o teatro fingindo ser um deus chamava-se Téspis, o primeiro ator ocidental.



O maior dramaturgo (autor de peças de teatro) de todos os tempos foi William Shakespeare, poeta, dramaturgo e ator inglês, considerado o maior escritor do idioma inglês. Das suas obras, chegaram até aos dias de hoje 38 peças de teatro, 154 sonetos e outras obras.


O teatro português começou com Gil Vicente (séc. XVI), um dos nomes mais conhecidos do teatro português e espanhol. Foi autor de algumas obras célebres como Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia, que ainda hoje são apresentadas ao público em salas portuguesas e estrangeiras, devido à sua forte crítica social e ao efeito cómico, e continuam a fazer rir o público, apesar de terem sido escritas há 500 anos!


“O teatro é uma forma de entender os outros  
e o mundo que me rodeia”


Entrevista com a professora de teatro Ana Salgueiro

Aproveitando a celebração deste Dia, o Jornal Moliceiro foi entrevistar a professora de teatro da escola de música Musa, Ana Salgueiro, que começou a fazer teatro em 1986 no GRETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro).

Qual é para si a importância do teatro?                                                              
Fundamental na minha vida, como uma atividade de aprendizagem das minhas capacidades e como a forma de entender os outros e o mundo que me rodeia, ao mesmo tempo que me divirto.

Quais foi a peça que mais a marcou?                                                                      
“O café”, escrita pelo alemão Fassbinder, e levada à cena pelo GRETUA, em 1989.

Na sua opinião, qual é a importância do teatro para a sociedade?                                                                                                                               O teatro é uma atividade única, pois permite expressar muitas ideias, críticas e tomadas de opinião sobre a sociedade e sobre os sentimentos das pessoas, através da arte, e por vezes através da fantasia.

Que significado tem para si trabalhar com jovens?      
Uma aprendizagem contínua e o maior desafio e responsabilidade de todos os desafios em teatro.

Que mensagem gostaria de deixar para os nossos leitores?
Experimentem fazer uma aula de teatro.



                                       
Texto e entrevista de: Gabriela Rodrigues, 5ºE, Clube de Jornalismo


Webgrafia
Imagens: https://bit.ly/2ux3RdM ; https://bit.ly/2I12JqP ; https://bit.ly/2WwM6Hx