Páscoa



A Páscoa celebra-se, este ano, no dia 21 de abril, sendo um feriado religioso móvel, que se comemora quarenta dias após o Carnaval, e sempre a um domingo.

Trata-se de uma celebração religiosa que lembra a ressurreição de Jesus Cristo. Realmente, de acordo com a Bíblia, após a crucificação de Cristo, na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia após a sua morte.

Este acontecimento é um momento de reflexão, em homenagem à vida e à morte de Cristo, de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.

Por estes motivos, a Páscoa é celebrada em família sendo um momento de paz, alegria e confraternização.

Em Portugal, a população católica recebe em sua casa a visita do “compasso pascal” no Domingo de Páscoa. O “compasso” é composto por um grupo de católicos, que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada. Quando convidados, entram nas casas, benzem a casa e os seus moradores, e anunciam a ressurreição de Jesus Cristo.


As comidas típicas da Páscoa são: como prato principal, o cabrito assado ou ensopado, o leitão assado… À sobremesa, pão de ló, folar… e ainda, para adoçar a boca, as amêndoas cobertas de açúcar e os ovos de chocolate.



Texto: Ana Leonor Pais e Rosalina Capingano Braga, 5ºI, Clube de Jornalismo
Webgrafia (imagem): https://bit.ly/2Icnn8e ; https://bit.ly/2Id1PZ6