25 de abril: Dia da Liberdade



     O Dia da Liberdade, também conhecido por Revolução dos Cravos, é celebrado em Portugal no dia 25 de abril.

            Este feriado comemora a revolução dos militares portugueses que, a 25 de abril de 1974, puseram fim ao regime ditatorial do Estado Novo, dirigido por António de Oliveira Salazar, que liderou Portugal desde 1933 até 1968. O regime prolongou-se após a sua morte. Quem o substituiu foi o Professor Marcelo Caetano que suavizou um pouco a ditadura e por esse motivo, este período ficou conhecido pela designação de "Primavera Marcelista". Contudo, manteve as suas principais características: proibição de partidos políticos, exceto a União Nacional, que suportava o regime, censura em todas as áreas de atividade, polícia política (PIDE/DGS) muito repressiva, manutenção das colónias em África através de uma guerra colonial, analfabetismo generalizado a uma grande parte da população, etc.
            O Estado Novo foi o regime político autoritário autocrata e corporativista de Estado que prevaleceu em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde a aprovação da Constituição de 1933 até ao seu fim pela Revolução de 25 de abril de 1974.
            Os militares conseguiram implantar o regime democrático e instaurar a nova Constituição Portuguesa, 2 anos depois. O símbolo deste dia é o cravo, a flor que o povo introduziu nas armas dos soldados aquando da revolução.           
            Desta maneira, esta data é reconhecida como sendo um feriado nacional, que recorda a importância da liberdade no país.

            Trabalho realizado por: Alice Furtado, Nuno Silva e Rodrigo Gonçalves, 5ºJ
                Fontes do texto: https://bit.ly/2YqE8kL ;   https://bit.ly/2RBtjsp              
Fonte da imagem: https://bit.ly/2FuyjKv