Nos dias 3, 4, 5 e 7 de junho de 2019, realizou-se, na biblioteca da Escola
João Afonso de Aveiro, a atividade “Há Música na Escola”, no âmbito da área
disciplinar de Educação Musical.
Ao longo daqueles dias, os alunos das diversas turmas do 2.º
ciclo interpretaram peças musicais de diferentes estilos e épocas, que executaram
vocalmente e com instrumentos musicais,
nomeadamente, “Pó de arroz” (Carlos Paião), “Cânone em Ré Maior” (Johann Pachelbel),
“Rolling in the deep” (Adele), “Bad things” (Camila Cabello), “A minha casinha”
(Jaime Mendes) e “Dias assim” (Boss AC).
A concretização deste projeto foi o resultado do trabalho
desenvolvido pelos alunos, ao longo do ano letivo, nas aulas de Educação
Musical e contou com a assistência de alunos, encarregados de educação, familiares,
alguns docentes e pessoal não docente da escola. De
referir, também, a interpretação de peças musicais no acordeão (João Lopes, do
5.º B), na melódica (Pedro Nói, do 6.º A), na guitarra clássica (Leonor Merendeiro, do 6.º D) e na flauta
transversal (Pedro Vicente, do 6.º D), com o objetivo de promover as
capacidades musicais dos alunos e a divulgação da música noutras vertentes.
A atividade teve uma boa receção, não só por parte da
assistência, mas também por parte dos alunos que nela intervieram, cujos
testemunhos revelam a importância do desenvolvimento deste tipo de atividade no
seio da comunidade educativa. Dos vários testemunhos recolhidos, citam-se, a
título de exemplo, os seguintes:
Luisa Fong 5º A: “Acho que este tipo de atividade é
importante porque, assim, podemos partilhar a “nossa música” com os colegas e os professores”.
Nathalia Félix 5º A: “Com esta atividade percebi que os professores de Educação Musical conseguiram um meio de estimular a capacidade de memória dos alunos e, gosto disso”.
Nathalia Félix 5º A: “Com esta atividade percebi que os professores de Educação Musical conseguiram um meio de estimular a capacidade de memória dos alunos e, gosto disso”.
Simão Ferreira 5º A:
“Achei esta atividade muito divertida e é bom apercebermos a nossa
evolução. No início do ano letivo, não sabíamos interpretar música e agora já
conseguimos”.
Bruna Margaça 5º B: “As peças musicais executadas pela
turma são de vários estilos e épocas. Este projeto contribui para o crescimento
e autonomia dos alunos.”
Constança Cadete 5º B: “Eu
gostei. Acho que a atividade devia ser repetida todos os anos e a ideia de
mostrar o nosso trabalho a outros colegas é boa. Alguns pais estiveram
presentes e disseram que estivemos muito bem”.
Diogo Pires 5º B: “Eu
sempre pensei que tocar flauta era muito difícil, mas, se praticarmos,
conseguimos executar peças incríveis. Esta atividade é muito importante para
que percebamos a importância da música. Para mim, é tão importante saber tocar
como saber escutar música.”
Gabriel Santos 5º B: “Eu acho que foi importante termos participado no projeto HÁ MÚSICA NA ESCOLA, porque também aprendemos a não ter ansiedade de enfrentar o público. Após a atuação, senti-me muito feliz”.
Inês Correia 5º B: “Os familiares podiam assistir às atuações por isso, convidei as minhas avós. Felizmente, ficaram encantadas com a nossa atuação e felicitaram-nos. A nossa professora ficou muito agradada por termos tocado tão bem. Na minha opinião, é bom participarmos neste tipo de projeto para crescermos e enfrentarmos os nossos medos.”
Sofia Borges 6º B: “A emoção de tocar era grande e o medo de nos enganarmos, também. Tudo isto acontece, mas conseguimos superar esses medos, sabendo que o que importa é divertirmo-nos”.
Beatriz Lopes 6º E: “Eu
acho que o projeto HÁ MÚSICA NA ESCOLA foi bom, porque nos ajudou a sentir mais
à vontade com o público e a interagir com os nossos colegas”.
João Carvalho 6º E: “Eu
gostei da atividade HÁ MÚSICA NA ESCOLA, porque aprendi a assistir e a tocar
músicas bonitas”.
Recolha realizada pelos
professores de Educação Musical, Lígia Figueiredo e Nuno Sampaio, junho de 2019.