
Ao longo daqueles dias, os alunos das diversas turmas do 2.º
ciclo interpretaram peças musicais de diferentes estilos e épocas, que executaram
vocalmente e com instrumentos musicais,
nomeadamente, “Pó de arroz” (Carlos Paião), “Cânone em Ré Maior” (Johann Pachelbel),
“Rolling in the deep” (Adele), “Bad things” (Camila Cabello), “A minha casinha”
(Jaime Mendes) e “Dias assim” (Boss AC).
A atividade teve uma boa receção, não só por parte da
assistência, mas também por parte dos alunos que nela intervieram, cujos
testemunhos revelam a importância do desenvolvimento deste tipo de atividade no
seio da comunidade educativa. Dos vários testemunhos recolhidos, citam-se, a
título de exemplo, os seguintes:
Luisa Fong 5º A: “Acho que este tipo de atividade é
importante porque, assim, podemos partilhar a “nossa música” com os colegas e os professores”.
Nathalia Félix 5º A: “Com esta atividade percebi que os professores de Educação
Musical conseguiram um meio de estimular a capacidade de memória dos alunos e,
gosto disso”.

Simão Ferreira 5º A:
“Achei esta atividade muito divertida e é bom apercebermos a nossa
evolução. No início do ano letivo, não sabíamos interpretar música e agora já
conseguimos”.
Bruna Margaça 5º B: “As peças musicais executadas pela
turma são de vários estilos e épocas. Este projeto contribui para o crescimento
e autonomia dos alunos.”
Constança Cadete 5º B: “Eu
gostei. Acho que a atividade devia ser repetida todos os anos e a ideia de
mostrar o nosso trabalho a outros colegas é boa. Alguns pais estiveram
presentes e disseram que estivemos muito bem”.
Diogo Pires 5º B: “Eu
sempre pensei que tocar flauta era muito difícil, mas, se praticarmos,
conseguimos executar peças incríveis. Esta atividade é muito importante para
que percebamos a importância da música. Para mim, é tão importante saber tocar
como saber escutar música.”
Gabriel Santos 5º B: “Eu acho que foi importante termos participado no projeto HÁ MÚSICA NA ESCOLA, porque também aprendemos a não ter ansiedade de enfrentar o público. Após a atuação, senti-me muito feliz”.

Inês Correia 5º B: “Os familiares podiam assistir às atuações por isso, convidei as minhas avós. Felizmente, ficaram encantadas com a nossa atuação e felicitaram-nos. A nossa professora ficou muito agradada por termos tocado tão bem. Na minha opinião, é bom participarmos neste tipo de projeto para crescermos e enfrentarmos os nossos medos.”
Beatriz Lopes 6º E: “Eu
acho que o projeto HÁ MÚSICA NA ESCOLA foi bom, porque nos ajudou a sentir mais
à vontade com o público e a interagir com os nossos colegas”.
João Carvalho 6º E: “Eu
gostei da atividade HÁ MÚSICA NA ESCOLA, porque aprendi a assistir e a tocar
músicas bonitas”.
Recolha realizada pelos
professores de Educação Musical, Lígia Figueiredo e Nuno Sampaio, junho de 2019.