Li e gostei: O menino que não gostava de ler

Dada a grande quantidade de artigos que recebemos para o terceiro número do Jornal Moliceiro (impresso), fomos obrigados aumentar para 36 o número de páginas. Mesmo assim, não conseguimos publicar todos. 
É o caso deste artigo para a rubrica LI E GOSTEI.



A autora

A autora do livro O menino que não gostava de ler chama-se Susanna Tamaro. Esta escritora é italiana e nasceu a 12 de dezembro de 1957. Os seus livros são romances e a sua obra-prima é Um lugar mágico, editado em 1994.








Resumo
O livro O menino que não gostava de ler fala sobre um rapaz chamado Leopoldo, que não gostava de ler. Em todos os aniversários, os pais davam-lhe livros, na esperança de ele os ler.
Meu anjo dizia a mãe , não é preciso chorares agora. Chora depois de os teres lido.”
E, ouvindo isto, encheu-se de lágrimas, no seu oitavo aniversário, ao ver que tinha recebido mais dois livros.
Então, no dia seguinte, decidiu fugir de casa, levando uma mochila com comida para poder sobreviver.
Foi ao parque e encontrou um senhor velhinho e cego sentado num banco. Este, a partir de uma longa conversa, descobriu que Leopoldo fugira de casa, porque não conseguia ler. As letras baralhavam-se sempre que o tentava fazer. Por sua vez, Leopoldo descobriu que o desejo do senhor era acabar de ler um livro que andava a ler há muito tempo.
Então, decidiu ir à livraria acabar de ler o livro que o velhinho queria terminar e uma funcionária apercebeu-se de que o «netinho» do senhor se tinha «esquecido dos óculos em casa».
O senhor levou o menino a casa e contou aos pais o que aconteceu, dizendo-lhes que o seu filho precisava de óculos.
Leopoldo e a mãe foram ao oculista, que confirmou o diagnóstico. Experimentaram vários e conseguiram encontrar os óculos perfeitos para o rapaz.
A partir daquele momento, Leopoldo começou a ler com os pais.   
   
Comentário
Na nossa opinião, este livro é aconselhável para as crianças, os jovens e os adultos, pois incentiva-os à leitura. Além disso, é bastante interessante, pois dá a conhecer uma história muito original e o mundo da leitura! Sem esquecer que inclui uma razão pela qual algumas pessoas não gostam de ler: terem de usar óculos!
Assim, mais uma vez, aconselhamos a leitura deste livro!
Boas leituras! E não te esqueças dos óculos!

Texto: Favour Ofoegbu (5º G) e Sofia Fernandes (5ºI), Clube de Jornalismo