Dia europeu das Línguas na Escola João Afonso


Partindo da iniciativa do Departamento de Línguas do nosso agrupamento, durante esta semana, as turmas da Escola João Afonso de Aveiro participaram numa exposição para comemorar o Dia Europeu das Línguas. Nas aulas, tiveram a oportunidade de saber como surgiu o Dia Europeu das Línguas e quais foram os objetivos que estiveram na origem da decisão do Conselho Europeu para esta iniciativa. Citando o próprio Conselho Europeu “Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.”

Desta forma, os alunos podem compreender melhor a importância da comemoração deste dia. Por isso, elaboraram vários cartazes/posters, com desenhos, palavras e pequenas frases nas várias línguas: português, inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, ucraniano, russo, sueco, entre outras. No caso dos alunos do 7º e 9º ano, refletiu-se também sobre a importância da aprendizagem das línguas no mundo atual, nomeadamente no que diz respeito à crescente necessidade de comunicar com turistas, imigrantes, refugiados, familiares e amigos nascidos noutros países, ajudando à sua integração nas novas comunidades, bem como relativamente à importância das línguas por razões profissionais, académicas, de lazer e de compreensão intercultural, promovendo atitudes de respeito e tolerância para com os outros e as suas culturas de origem.

Para além disso, as línguas também servem para expressar sentimentos, ideias e opiniões sobre assuntos e problemas atuais, sobre os quais também aprendemos na escola, numa abordagem transversal, e com os quais temos de lidar todos os dias. Assim, utilizamos a língua estrangeira, neste caso a língua inglesa, para sensibilizar/chamar à atenção das pessoas, sobretudo dos mais jovens, para a importância da proteção e preservação ambiental. Para esse efeito, os alunos das turmas B e C do 7º ano, bem como os alunos das turmas A, B e C do 9º ano, imaginaram e elaboraram vários cartazes muito criativos, com desenhos e mensagens, os quais foram integrados na exposição, no polivalente da Escola João Afonso de Aveiro. Curiosamente, ficamos a saber que esse conteúdo da exposição também coincidiu com um dos objetivos do Programa Eco-Escolas - O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul, o qual se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior), para promover escolas e comunidades mais ecológicas e sustentáveis.

                                                                                                        Profª Paula Afonso (texto e fotos)