Dia Mundial da Música na Biblioteca da Escola João Afonso




No dia 1 de outubro de 2019, celebrou-se, mais uma vez, o Dia Mundial da Música.














Na Escola João Afonso, a equipa da Biblioteca Escolar promoveu uma atividade para comemorar este dia, proporcionando a toda a comunidade escolar a visita à Exposição de Instrumentos Musicais Portugueses e do Mundo.



Nesta exposição, os alunos tiveram a possibilidade de ouvir as explicações da professora Margarida Bontempo sobre a organização da orquestra sinfónica através de uma orquestra completa, em miniatura, que estava exposta. Puderam também ver e ouvir diversos instrumentos tradicionais portugueses como os apitos de barro (o passarinho e o cuco), o adufe, o cavaquinho ou o brinquinho tradicional da Madeira. Na exposição, estavam patentes instrumentos tradicionais do mundo como o T’rung, do Vietman, as flautas de Pã e as flautas andinas, da América Central, a Kalimba e a Kora, de África e o Ravana Hasta da Índia.



Nesta atividade, os alunos foram parte integrante e participantes ativos. Na turma do 5.ºF, um grupo de meninos apresentou uma peça intitulada “Yehudi Menuhin”, de José Carlos Godinho, e, no 6.ºF, o Francisco tocou caixa de rufo para os seus colegas.
Os alunos tiveram ainda a possibilidade de assistir a um pequeno filme elucidando a forma de tocar de alguns dos instrumentos musicais expostos, bem como o seu timbre característico. Ouviram, entre outros, a Tin Whistle, a Ocarina e o Ukelele, instrumentos também presentes na exposição.

Nesta atividade, participaram as turmas do 5.ºJ, com o professor Henrique Barreira, o 5.ºF, com a professora Alexandra Medina, o 5.ºE, com a professora Isabel Raposeiro, o 6.ºF, com a professora Carla Figueiredo, o 5.ºI, com a professora Teresa Marçal, e o 5.ºH, com a professora Manuela Martins.


Ainda na 5.ª feira, os meninos do 1.º ciclo da Escola Básica da Glória foram visitar a exposição na Biblioteca.


Globalmente, esta iniciativa revelou-se muito produtiva, dada a excelente adesão dos alunos. De acordo com as suas opiniões, os meninos adquiriram novos conhecimentos sobre instrumentos musicais que nunca tinham visto e também sobre os seus timbres tão diferentes dos que estão habituados a ouvir.


Texto: Professora bibliotecária Conceição Silva e
Professora Margarida Bontempo (Educação Musical)
Fotos: Autoras do texto e Jornal Moliceiro