Afinal, como é o Carnaval no Brasil?



Carnaval  é a maior festa popular do Brasil, fazendo parte da sua identidade nacional. Este feriado é um período de festas populares que são comemoradas, na maior parte das vezes em fevereiro, mas em alguns anos, acontece em março. 
Foram os portugueses que introduziram esta festividade em terras brasileiras, entre os séculos XVI e XVII, começando a ser comemorada desde logo, e adquirindo as características atuais nos séculos XIX/XX.

As festas de Carnaval são diferentes em cada parte do país dependendo da história e da cultura local. Geralmente as pessoas comemoram-no comendo, bebendo e dançando em desfiles, blocos de carnaval e fazendo apresentações de escolas de samba e também na rua. Dentre os muitos tipos de carnaval no Brasil, dois dos mais conhecidos são:

O Carnaval em Olinda
As festividades carnavalescas de Olinda (estado do Pernambuco, no nordeste do Brasil) começaram no início do século XX, com o surgimento de clubes carnavalescos.
Depois de alguns anos, saiu para o desfile o primeiro boneco gigante de Olinda, animando as ruas e dando início a uma tradição que ainda persiste e bem forte até hoje: “os bonecos de Olinda”.
As ruas de Olinda são tomadas por desfiles, trios elétricos e ficam cheias de muito samba e frevo, um tipo de dança e música típica do estado de Pernambuco, com capital em Recife, muito animada e com um ritmo bem acelerado.
                O Carnaval de Olinda mistura traços culturais dos povos que ajudaram na formação do Brasil. Sendo assim, encontramos aspetos das culturas afro-brasileira, europeia e indígena. É conhecido pelos seus traços populares e genuínos.

 O Carnaval no Rio de Janeiro

                O Carnaval Carioca é uma manifestação cultural com diferentes expressões, como desfiles de escola de samba, bailes de carnaval e os blocos e bandas de rua.
Este Carnaval começou a ser realizado por causa da ideia de sair para as ruas para comemorar o Carnaval, e hoje em dia esse costume se reforçou bastante ao redor do mundo.
Ao longo do tempo foram surgindo as famosas escolas de samba, que reforçaram ainda mais a ideia de sair para a rua e comemorar o Carnaval, tanto que hoje em dia existe a competição das escolas de samba, realizada no Sambódromo da Avenida Marquês Sapucaí. Essa competição é assistida por milhares de pessoas, ao vivo e por milhões através da televisão. Esta tradição se tornou um dos maiores símbolos do carnaval do Brasil.


Texto: Milena Araújo, 7ºA, clube de jornalismo