Alunos da João Afonso participam numa atividade comemorativa do Dia Internacional da Língua Materna na UA


  

   
   Quatro turmas do 2º ciclo da Escola João Afonso de Aveiro (5ºJ, 6ºD, 6ªF e 6ºI) participaram numa atividade realizada na Universidade de Aveiro, no passado dia 19 de fevereiro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Materna. Esta data celebra-se a 21 de fevereiro, tendo sido estabelecida pela UNESCO em 1999.

   De início, a professora Susana Pinto, da Universidade de Aveiro, uma das responsáveis pela organização desta sessão, teve uma animada conversa com os 110 alunos sobre a importância da defesa das línguas maternas. Chamou também a atenção para a necessidade de conhecermos a cultura de outras línguas. 
  

   A segunda parte da sessão foi ocupada com a apresentação de vários trabalhos realizados por alunos do 5ºJ: uma apresentação sobre “Danças do Mundo”, a execução de uma dança da Ucrânia, e a dança tradicional portuguesa “O Regadinho”.











   
   

   Na terceira e última parte, decorreu uma interação, via Skype, dos alunos com falantes da China (mandarim), Colômbia (espanhol), Moçambique (sena, da Beira), Timor-Leste (tétum) e ainda Miranda do Douro (mirandês). Cada um destes falantes respondeu a perguntas que os alunos tinham preparado e foi traduzido por alunos da Universidade, que ajudaram a criar um diálogo intercultural muito interessante.

   Foi uma iniciativa muito enriquecedora quer para os organizadores e intervenientes da Universidade quer para os alunos da Escola João Afonso de Aveiro, que participaram com muito interesse nesta divertida atividade.


Texto: Raquel Madail, 6ºD, Clube de Jornalismo
Fotos: Lara Pereira, 6ºI, e Clube de Jornalismo