Enquanto alguns alunos responderam ao desafio escrevendo textos, uma aluna fez o vídeo "25 de abril, o Dia da Liberdade".
25 de
Abril – Liberdade
(Cidadania)
Este
ano, comemora-se o 46º aniversário de uma data tão especial para nós
portugueses, mas que se calhar, tem um simbolismo diferente, pelo facto de
estarmos em tempo de confinamento, devido ao surto de Covid-19, que nos
“obriga” a ficar em casa.
O 25
de abril simboliza a liberdade que as pessoas passaram a ter, de fazerem alguma
coisa sem ter a PIDE a “morder-lhe os calcanhares”. Mas será que estando em
casa temos essa liberdade conquistada? Quais são os nossos focos de liberdade
neste tempo atípico?
Em
primeiro lugar, ninguém é totalmente obrigado a ficar em casa. Existe um pouco
de liberdade. Apesar de as autoridades não deixarem fazer viagens
desnecessárias, temos a liberdade de ficar em casa ou dar uma volta ao
quarteirão. Outro aspeto desta liberdade é o facto de sermos nós a escolher
como reagimos a este período, se levamos a sério ou se amenizamos as nossas
medidas de prevenção.
Em
suma, penso que continuamos a ter liberdade de escolha ou de expressão, pois na
televisão somos avisados de todos os números, não nos sendo ocultada informação.
Por isso, temos a liberdade de acreditar na informação que queremos, no sentido
em que podemos construir a nossa opinião e não temos ninguém que tente
elaborá-la por nós, para termos todos a mesma. Assim, eu acho que continuamos a
ter liberdade, porém diferente. Além disso, outro aspeto que não mudou é que a
nossa liberdade continua a acabar onde começa a do outro.
Gonçalo
Silva Nº13 10ºA
O significado desta foto
é que, enquanto em confinamento, estamos a limitar a nossa liberdade, em troca,
estamos a manter-nos livres da praga. Continuamos a ser livres, desde que a
nossa liberdade se mantenha dentro das normas que nos estão a ser impostas.
Pode-se dizer que, neste 25 de abril, estivemos a comemorar uma “falsa”
liberdade.
O que cada elemento representa
O frasco representa o confinamento
da população, a barreira que está a proteger a nossa liberdade, mas também a
limitá-la; as silvas representam a “praga” com que nós estamos a lidar (o
coronavírus), que põe em perigo a nossa segurança e ameaça a nossa liberdade; e
o cravo representa a nossa liberdade. O cravo é feito de papel, não é um cravo
verdadeiro, remetendo para a ideia de “falsa” liberdade.
Texto e foto: Joana Raquel Morgado, nº17 - 10ºA
Conceito de liberdade
Hoje é dia 25 de abril, o dia da liberdade. No
entanto, vi nas redes sociais várias pessoas referirem que apesar de ser o dia
da liberdade, elas não tinham liberdade nenhuma, pois não podiam sair de casa
devido ao COVID-19. Será mesmo que a liberdade é apenas poder sair de casa?
Será que liberdade é seguir sempre a nossa vontade apesar das consequências?
O conceito de liberdade é muito mais complexo
do que parece. Uns dizem que liberdade é seguir cegamente as nossas vontades e
outros associam-na à felicidade. Na verdade, o conceito de liberdade pode ser
muito subjetivo, pois o que para uns é liberdade pode ser prisão para outros. Como
Kabo Abe disse “a liberdade não consiste só em seguir a sua própria vontade,
mas às vezes, em fugir dela”. Assim, devemos ter sempre em conta as
consequências das nossas ações. Outra frase que me inspira é a de Pablo Neruda:
“Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.
Partindo destas duas frases, será que não poder sair de casa por causa do
COVID-19 afeta a nossa liberdade? Será que os médicos e enfermeiros são mais
livres que nós, porque podem sair de casa?
Estas são perguntas em que temos de pensar e
refletir. Lembra-te que neste momento há várias pessoas que desejavam estar no
teu lugar! Ser livre é viver, ser livre é pensar, ser livre é crescer, ser
livre é agir pelo bem dos outros.
Danilo Micael Silva, nº 7, 10ºA