2019/2020: A experiência do 3.º período vista pelos alunos (conclusão)

Hoje concluímos a publicação de textos de opinião elaborados por alunos da Escola João Afonso de Aveiro, no final do ano letivo anterior, acerca da experiência por eles vivida no 3.º período.


#Estudo em Casa


Quando o coronavírus começou a "alastrar" e chegou a Portugal, muitos faziam perguntas do género "Como vou conseguir estudar?", "Como conseguirei que o meu filho continue a estudar?", "Será que vou ter de passar o dia todo em frente ao computador, numa videoconferência com o meu professor?". Estas questões têm todas uma resposta: #Estudo em casa! E é a minha opinião acerca deste assunto que vou apresentar hoje.

Foi uma experiência diferente, mas, pelo menos em muitos casos, muito produtiva. Apesar de ser muito boa, também há alguns defeitos que têm de ser referidos e comparados com as qualidades.

Devemos começar por uma das mais discutidas qualidades: o facto de os professores terem conseguido adaptar-se tão bem, sem estarem preparados para uma circunstância tão difícil e talvez constrangedora. Temos ainda de referir que, mais ou menos a meio do mês de maio, já todos os professores estavam perfeitamente adaptados à situação vivida. Na minha opinião, em relação às aulas do 6º ano, a grande maioria das explicações a que assisti eram facilmente compreendidas, tinham um vocabulário adequado à idade dos alunos e eram bem apresentadas (com esquemas em Power Point e vídeos da Escola Virtual e da Leya). Fez com que os alunos pudessem estudar em casa, de forma segura e organizada, e que sempre que quisessem ver uma aula que perderam, só tinham de ir a "rtp.pt" e conseguiam rever as vezes que precisassem.

Apesar de muitos pontos positivos serem visíveis, há críticas a fazer. Penso que um dos pontos negativos foi o facto de certas disciplinas terem dado matérias mais de 5º ano do que de 6º ano (Português, Matemática, HGP e Inglês). Em segundo lugar, a disciplina de Inglês era dada apenas uma vez por semana para os 5º e 6º anos, daí ser difícil dar muita matéria em apenas 30 minutos por cada sete dias, para dois anos de escolaridade diferentes. Além disso, a disciplina de HGP "saltava" muito em certos momentos da História importantes e, por vezes, dava mais matéria do 5º ano do que do 6º ano.

Em suma, penso que todos os professores que viveram um momento tão estranho e delicado fizeram um ótimo trabalho, apesar de certos detalhes negativos. Acredito que, sem as emissões do #Estudo em casa, teria sido menos fácil e divertido aprender.

 

Texto: Sofia Fernandes, 6º I / Clube de Jornalismo (julho de 2020)

Foto: Jornal de Notícias