2019/2020: A experiência do 3.º período vista pelos alunos (continuação)

 Hoje continuamos a publicação de textos de opinião elaborados por alunos da Escola João Afonso de Aveiro, no final do ano letivo anterior, acerca da experiência por eles vivida no 3.º período.

A experiência do estudo em casa


Nesta época da pandemia, as escolas tiveram de recorrer ao estudo em casa. Tudo foi diferente do que todos estávamos habituados, mas penso que foi muito útil, importante e agradável, pelas razões que vou apresentar.

Primeiro, porque nós alunos precisamos de aprender, e o 3º período iria fazer-nos muita falta para os anos seguintes. Iríamos por exemplo deixar para trás uma matéria que poderia vir a ser muito útil mais tarde. Para isso, tivemos o estudo em casa através da televisão e através das aulas síncronas.

Segundo, pois a escola é muito importante e é com ela que aprendemos variadas matérias para sermos alguém no futuro e, se não fosse a Internet, não conseguiríamos aprender nesta altura.

Por último, é claro que preferia estar na escola, mas esta maneira de aprender também foi interessante e diferente; continuámos a aprender e a estudar as diversas disciplinas.

Em suma, chega-se à conclusão de que esta experiência do estudo em casa fez com que nos tornássemos mais responsáveis e mais autónomos e foi como se estivéssemos na escola.  

Texto e foto: Maria Gabriela Leitão, n.º 19, 6º I (julho de 2020)