17 de janeiro de 2020: 75º aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz




Hoje, dia 27 de janeiro de 2020, assinala-se o 75º aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.


      Exatamente por isso, este dia passou a ser comemorado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, organizado e executado pelo regime nazi. 


O que foi o regime Nazi?

O regime nazi foi criado, na Alemanha, no final da década de 1910 e início da década de 1920, sendo encabeçado por Adolf Hitler.

A esta corrente política chama-se nazismo, a partir do nome do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei). Adolf Hitler construiu um estado totalitário, na Alemanha, na década de 1930, sendo esse facto o principal motivo do surgimento da segunda guerra mundial.

Os nazis construíram campos de concentração e de extermínio, onde milhares e milhares de pessoas morreram à fome, a fazer trabalhos forçados e nas câmaras de gás. Houve uma perseguição a todos os que fossem diferentes (judeus, homossexuais, ciganos, deficientes físicos e mentais, etc.).



Trabalho realizado por: Sofia Fernandes, 6ºI, Clube de Jornalismo
Fontes: