17 de janeiro de 2020: 75º aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz


Conheça Anne Frank

      Anne Frank foi uma rapariga alemã, de origem judaica, vítima do Holocausto. Viveu grande parte da sua vida em Amsterdão.


     Em 1933, o regime nazi aumentou as manifestações contra minorias, especialmente os judeus, o que fez com que Anne e a sua família (como muitas outras) receassem o seu futuro e tivessem de sair da Alemanha, fixando-se em Amesterdão (Holanda). Viveram normalmente durante aproximadamente 6 anos, até que, em 1940, os nazis invadiram a Holanda e impediram que os judeus frequentassem certos locais e perseguiram-nos.


    Quando o cerco começou a aumentar, a família decidiu esconder-se num sótão e a ela reuniram-se mais quatro pessoas. Aí, Anne escreveu um diário sobre a sua vida escondida e os seus sentimentos. 
   Quase no fim daquela guerra, a família foi denunciada e transportada para campos de concentração e de extermínio. Anne e a irmã morreram de tifo. Anne era ainda muito jovem (tinha 15 anos) e o pai Otto foi o único sobrevivente, aguentando até ao fim da guerra. Ao ver o diário que a filha escreveu, percebeu como a escrita era importante para ela e resolveu publicá-lo, ficando famoso. Hoje o livro Diário de Anne Frank pertence ao Plano Nacional de Leitura, sendo recomendado para o 8º ano.                                    
Texto: Catarina Gomes, 5ºF - Clube de Jornalismo    
Fonte das imagens: https://bit.ly/2U21GwA; https://bit.ly/2O3Qyf1