2019/2020: A experiência do 3.º período vista pelos alunos (continuação)

Hoje continuamos a publicar textos de opinião elaborados por alunos da Escola João Afonso de Aveiro, no final do ano letivo anterior, acerca da experiência por eles vivida no 3.º período. 



Estudar a partir de casa

O estudo em casa foi uma forma engenhosa e inteligente para os alunos não pararem os estudos durante a quarentena.

Muitos recursos foram utilizados, tais como ter aulas por videoconferência ou aulas a partir da televisão, para permitir aos alunos continuarem a sua aprendizagem. Assim, a minha casa tornou-se a minha escola.

No início, foi um pouco confuso encontrar-me confinado em casa e não poder estar com os meus amigos da turma. Tive de me adaptar a ter aulas a partir do computador, realizar as tarefas semanais com a ajuda dos meus pais, que se tornaram também os meus professores. Senti falta de estar numa sala de aula com os professores e sobretudo os meus amigos, porque era mais fácil aprender estando todos juntos. Senti falta igualmente do companheirismo no estudo. Estudar sozinho em casa foi aborrecido.

Tenho saudades da minha antiga liberdade. 

Texto e foto: Matias Lameiras Alves, 6ºD (julho de 2020)



As minhas aulas à distância

Quando, em março, nos disseram para ficarmos em casa, nunca pensei que acabaria a azáfama e a correria do acordar dos dias de escola.

Depois da Páscoa, comecei a aperceber-me de que o Covid19 estava para durar. E agora, as aulas como seriam?

Rapidamente, os professores se organizaram e o Teams começou a fazer parte da nossa rotina. A maneira como cada um de nós viveu esta nova modalidade do Ensino à Distância foi, certamente, diferente em cada casa. Na minha, não foi fácil esta adaptação. Um computador, um tablet e Internet para uma mãe professora e dois filhos alunos, um no oitavo e eu no sexto ano. Muitas vezes, as aulas síncronas coincidiam e a nossa sala de estar tornava-se numa aula caótica, onde três matérias diferentes se misturavam.

Um novo computador e a adaptação de novos espaços em casa foi a solução encontrada.

As aulas continuaram, não da maneira que todos gostariam, mas da melhor maneira possível.

Apesar de todas as contrariedades, professores e alunos fizeram o seu melhor e merecem um grande louvor.

Espero que o próximo ano letivo seja diferente e acredito que tudo vai ficar bem! 

Mafalda Oliveira Rocha, nº 21, 6ºG (julho de 2020)